AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO ESCOLAR NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS

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DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10254

Mots-clés :

Estágio Não Obrigatório Escolar, Educação Física, Vida Acadêmica

Résumé

O estágio não obrigatório representa atividade opcional aos estudantes de graduação, além disso, é uma atividade de acréscimo à carga horária regular e obrigatória dos cursos de graduação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades, pontos negativos e positivos (contribuições) do estágio não obrigatório escolar na vida acadêmica dos estudantes de Licenciatura em Educação Física da UEFS. Trata-se de um estudo de campo e pesquisa documental, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário para os estudantes entre o 4º e o 8º semestre que já realizaram ou estavam realizando estágio não obrigatório escolar. Vinte estudantes participaram da pesquisa, que teve como protocolo de análise de dados a análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, as questões financeiras e a permanência na universidade são os principais motivos para a busca do estágio não obrigatório. A carga horária, a ausência de supervisão/orientação, a conciliação dos horários da escola com a universidade e a desvalorização foram consideradas dificuldades e pontos negativos. Dentre as contribuições/pontos positivos, estão: a aquisição de experiência e conhecimento; a imersão e aproximação na/com a realidade escolar; a ajuda financeira na permanência na universidade. Portanto, esta modalidade de estágio assume uma posição importante na formação de professores, contribuindo de forma significativa na sua preparação e qualificação para o trabalho, e no desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos e experiências necessárias à prática docente.

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Denize Pereira de Azevedo, Docente na na Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação Física. Integrante do Núcleo Inter/Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Ivanilton Carneiro Oliveira, Docente pela Secretaria Municipal de Serra Preta

Licenciado em Educação Física. Membro do Núcleo Inter/transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Aiana Carvalho Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Educação Física. Integrante do Núcleo Inter/Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Amanda Santana de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Educação Física. Integrante do Núcleo Inter/Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Marroney de Santana Nery, Graduando pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física. Participante do Núcleo Inter/transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde. Graduado em Segurança no Trabalho.

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Publié-e

2020-12-10

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AZEVEDO, D. P. de .; OLIVEIRA, I. C. .; CARNEIRO, A. C. .; SOUZA, A. S. de; NERY, M. de S. AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO ESCOLAR NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10254, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10254. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10254. Acesso em: 24 nov. 2024.

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