ANÁLISE DO DISCURSO DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING APLICADAS EM BIBLIOTECAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a11703

Palavras-chave:

Biblioteca, Estratégias de marketing, Análise do discurso

Resumo

Na era digital, o acesso à informação tornou-se cada vez mais dinâmico. Tudo está disponível em apenas um clique e em tempo real, e este fato transforma as bibliotecas em um ambiente cada vez menos atrativo para seus usuários. Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de desfazer a ideia da biblioteca apenas como depósito de livros, propondo uma análise sobre novos tipos de linguagem usados nas estratégias de marketing para atrair os usuários. O trabalho foi conduzido através de pesquisa bibliográfica sobre os impactos das novas tecnologias e as possíveis adaptações a serem efetuadas do ponto de vista da Análise do discurso, e por conseguinte, atrair os usuários para os espaços de estudo coletivo em um período ao qual o livro físico está gradativamente caindo em desuso. Como resultado, ficou clara a necessidade de mudança discurso de marketing para dar visibilidade à biblioteca e tornar seu ambiente mais moderno e atrativo para seus frequentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Kellen da Silva Lima, Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga. Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marcelo Máximo Purificação, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul.

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra/Portugal.

Referências

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p.85-98, jan./abr., 2011

ARRUDA, Luciana Martins; AOKI, Raquel Lima de Abreu. Linguagem e persuasão: o jogo argumentativo presente no gênero textual crônica. Disponível em:
http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/3393/2679. Acesso em: 09 dez. 2019.

BRAMBILLA, F. R.; PEREIRA, Luciana V.; PEREIRA, Paula Bristol. Marketing de relacionamento: definição e aplicações. INGEPRO, 2010. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2010/Dez/306-941-1-PB.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

CAROL, K. S. Marketing dando visibilidade à biblioteca escolar: um estudo de casos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2012. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54277/000855791.pdf?sequence=1>.
Acesso em: 05 dez. 2019.

FERREIRA, Bruna. Marketing em bibliotecas: uma proposta. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133695. Acesso em: 18 dez. 2019
FREITAS, S. A. As representações de família apresentadas nas propagandas da qualy. Confluência (Rio de Janeiro), v. 35, p. 163-176, 2011. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/748.pdf. Acesso em: 28 nov. 2019

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; D´AMORE, Ticiano Maciel; PINTO, Virginia Bentes. Gestão documental da informação jurídica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.3, p.96-110, jul./set. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/35539. Acesso em: 18 dez. 2019

OLIVEIRA, A. M. A internet como ferramenta de marketing nas bibliotecas. Informação & Informação, Londrina, v.7, n. 2, p.105-112, jul./dez. 2002. Disponível em:
<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1702/1453>. Aceso em: 1 de dez. 2019.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2008

PINHEIRO, Edna Gomes et al. Markenting olfático: um jeito inovador de sentir a biblioteca universitária – do visível ao invisível. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, XV, 2008, São Paulo. Empreendedorismo em bibliotecas universitárias: desenvolvimento de serviços inovadores em bibliotecas. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2622.pdf> Acesso: 22 nov. 2019

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

LIMA, P. K. da S. .; PURIFICAÇÃO, M. M. . ANÁLISE DO DISCURSO DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING APLICADAS EM BIBLIOTECAS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e11703, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a11703. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11703. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)