REFLETINDO SOBRE A PROPOSTA DA PEDAGOGIA DA GRATUIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10729

Palabras clave:

Teologia Pública, Pedagogia da gratuidade, Ser mais, Co-humanidade, Cuidar

Resumen

Com o desafio de se pensar uma cultura de humanização, este texto, por meio de uma análise bibliográfica, tem por objetivo pensar na construção de uma pedagogia da gratuidade tendo por base a teologia barthiana e a pedagogia freireana. Essa pedagogia da gratuidade é proposta como modo de traduzir a vontade de produção de uma cultura humanista de cuidado e amor ao próximo em sua diversidade. Ela é também uma pedagogia existencial que apreende a vida e as alteridades como graça. Enfatizam-se a criatividade, a reconciliação e a esperança como desdobramentos da gratuidade. A co-humanidade, por sua vez, se reflete de modo prático no cuidar como o centro da dimensão ética da gratuidade. Nesse sentido consideramos a existência de uma disposição baricêntrica de ser com o outro e, no reconhecimento e acolhida do próprio inacabamento, ser mais.

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Biografía del autor/a

Éverton Nery Carneiro, Docente no Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia.

Jefferson Zeferino, Professor no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor na Maestría en Teología da Facultad Evangélica de Estudios Teológicos

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

CARNEIRO, Éverton N.; ZEFERINO, J. REFLETINDO SOBRE A PROPOSTA DA PEDAGOGIA DA GRATUIDADE. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10729, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10729. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10729. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - “Arte e Subjetividade: Diálogos Transformadores”