Validação da variável orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a18789

Palavras-chave:

orientação educacional, validação, especialistas, Coeficiente de Correlação Multidimensional rpj.

Resumo

A orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem é um construto pouco estudado, portanto, é necessário aprofundar-se na totalidade e relevância dos elementos que a caracterizam para que possa se tornar variável de uma pesquisa. Uma vez definida a variável, ela é submetida aos critérios de especialistas no assunto para verificação do seu grau de coerência e confiabilidade. O questionário especializado foi utilizado como método empírico. Como métodos estatísticos, utiliza-se o cálculo da mediana e a aplicação do Coeficiente de Correlação Multidimensional rpj com a utilização do software de processamento para determinação do grau de coerência em sistemas e processos complexos e dinâmicos: Cohaerentîa. Com base nos resultados quantitativos, foram feitas avaliações qualitativas. A análise dos resultados levou ao aprimoramento da redação da variável, à contextualização das dimensões ao processo de ensino-aprendizagem e ao ajuste dos indicadores, para que pudessem orientar a concepção dos instrumentos. Os resultados da validação revelaram a relevância da variável e a necessidade do seu estudo. O objetivo deste artigo é socializar os resultados obtidos na validação da variável orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma González, Universidad Tecnológica de la Habana José Antonio Echeverría, CUJAE

Licencida en Educación en la Especialidad de Pedagogía y Psicología en el Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. Estudios de maestría en la Universidad de la Habana, título de Master en Psicología Educativa. Investigaciones en la tutoría y la orietación educativa, además de la dirección del proceso de enseñanza-aprendizaje. Profesora del Centro de Referencia para la Educación de Avanzada (CREA) de la Universidad Tecnológica de La Habana José Antonio Echeverría, Cujae. Formación en el Programa de docotrado en Educación Superior. CREA

Zeydi Sandra López collazo, Universidad Tecnológica de la Habana

Doutor em Ciências Pedagógicas. Mestre em educação. Professor do Centro de Referência em Educação Avançada (CREA) da Universidade Tecnológica de Havana, José Antonio Echeverría, CUJAE. Professor titular

Eddy Rodríguez Díaz, Universidad Tecnológica de la Habana

Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor do Centro de Referência em Educação Avançada (CREA) da Universidade Tecnológica de Havana, José Antonio Echeverría, CUJAE. professor titular

Ibette Alfonso Pérez, Universidad Tecnológica de la Habana

Doutor em Ciências Pedagógicas. Mestre em Psicologia Social. Professor convidado da Universidade Técnica de Oruro e da Universidade Nacional Siglo XX. Bolívia. Professor assistente

Referências

Almeyda, A. Orientación profesional para la elección profesional responsable" (Doctorado. Ciencias Psicológicas ), Universidad de La Habana, La Habana. 2018. 187 pp. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/328512215_ORIENTACION_PROFESIONAL_PARA_LA_ELECCION_PROFESIONAL_RESPONSABLE

Bermúdez, R y Pérez, L.M. La orientación educativa en el contexto universitario cubano. Revista Enfoque Humanístico. No 23 de 2013. 1-16 pp. Recuperado de: www.revistaenfoquehumanistico.com

Comisión Europea, UNESCO, OIT, OCDE, CEDEFOP, y ETF. Investing in career guidance. 2019 Recuperado de: https://www.cedefop.europa.eu

Echeverría, B., y Martínez, P. C. Orientar en tiempos de cambio a través de la Teoría. Revista Orientación y Sociedad, 21(2) de 2021. 1-24 pp. Recuperado de: http://revistas.unlp.edu.ar

González, A.B. Revisión teórica de los modelos de orientación educativa. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 2(2). 2018. 43-60 pp. Recuperado de: https://doi.org/10.32541/recie.2018.v2i2. pp43-60

Inocêncio, A. Relación sistémica entre orientación, orientación educativa y orientación profesional. Revista EduSol, 17(59). 2017. 63-76 pp.Recuperado de: http://edusol.cug.co.cu

Koselleck, R. Crítica y Crisis. Un Estudio sobre la patogénesis del mundo burgués, Madrid, Ed. Trotta. Universidad Autónoma de Madrid. 2007. 287 pp.

López, Z. C.; Robaina, M. S. y Guzmán, Y. L. Validación de instrumentos para la variable proceso de formación de profesionales de pregrado. Identidad Bolivariana. 2 (2). 2018. 1-17 pp. Recuperado de: https://identidadbolivariana.itb.edu.ec

Molina, D.L. Concepto de orientación educativa: diversidad y aproximación. Revista Iberoamericana de Educación, 35(1). 2002. 1-22 pp. Recuperado de: https://rieoei.org/RIE/article/view/2924

Paz, I.D., Gámez, E.R., y Vinent, M.B.M. La clase como espacio y método fundamental para la orientación educativa. Maestro y Sociedad (Especial 2). 2016. 3-14 pp. ISSN 1815-4867

Pérez, OCohaerentîa: software de procesamiento para determinar el grado de coherencia en sistemas y procesos complejos y dinámicos (Memorias Congreso Internacional Pedagogía) [CD-ROM]. La Habana, Cuba: Sello Editor Educación Cubana. 2015. 13 pp. ISBN: 978-959-18-1099-1.

Rodríguez, A. J. y Miqueli, B. R. La estructura de la variable proceso de formación de profesionales en pregrado. Transformación. 15 (1). 2019. 110-128 pp. ISSN 2077-2955. Recuperado de: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2077 29552019000100110&lng=pt&nrm=iso

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

GONZÁLEZ, N.; LÓPEZ COLLAZO, Z. S.; RODRÍGUEZ DÍAZ, E.; ALFONSO PÉREZ, I. Validação da variável orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e18789, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a18789. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/18789. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)