AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a12025Palavras-chave:
Avaliação dinâmica, Ensino patrimonial, Representações de estudantes de pós-graduaçãoResumo
Atualmente nas instituições educacionais, a educação patrimonial desde a primeira infância é afetada por sua introdução no currículo, entre outras razões, devido às representações que os professores têm sobre a educação patrimonial. Diante desta situação, foi decidido aproveitar o curso de pós-graduação "Patrimônio e universidade" para aplicar uma avaliação dinâmica ao potencial de aprendizagem dos estudantes de pós-graduação para a transformação das representações sobre educação patrimonial em instituições de ensino (objetivo de pesquisa). Para o estudo das representações, o método selecionado foi a pesquisa; foram utilizadas duas pesquisas, a Estepa, a Ávila e a Ruiz, que é composta pelo "Questionário sobre o ensino-disseminação do patrimônio" e uma adaptação deste para o contexto cubano. Também foram criados procedimentos metodológicos que contribuíram para a autoavaliação dos estudantes. Os alunos de duas edições do Mestrado em Trabalho Sociocultural Universitário do curso acima mencionado participaram desta pesquisa como um grupo de estudo. Os resultados fundamentais foram: a eficácia da avaliação dinâmica quando acompanhada por processos de autoavaliação que incluíram autoanálise, confrontos de conhecimentos e discussões de resultados individuais e de grupo.
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