AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a12025

Palavras-chave:

Avaliação dinâmica, Ensino patrimonial, Representações de estudantes de pós-graduação

Resumo

Atualmente nas instituições educacionais, a educação patrimonial desde a primeira infância é afetada por sua introdução no currículo, entre outras razões, devido às representações que os professores têm sobre a educação patrimonial. Diante desta situação, foi decidido aproveitar o curso de pós-graduação "Patrimônio e universidade" para aplicar uma avaliação dinâmica ao potencial de aprendizagem dos estudantes de pós-graduação para a transformação das representações sobre educação patrimonial em instituições de ensino (objetivo de pesquisa). Para o estudo das representações, o método selecionado foi a pesquisa; foram utilizadas duas pesquisas, a Estepa, a Ávila e a Ruiz, que é composta pelo "Questionário sobre o ensino-disseminação do patrimônio" e uma adaptação deste para o contexto cubano. Também foram criados procedimentos metodológicos que contribuíram para a autoavaliação dos estudantes. Os alunos de duas edições do Mestrado em Trabalho Sociocultural Universitário do curso acima mencionado participaram desta pesquisa como um grupo de estudo. Os resultados fundamentais foram: a eficácia da avaliação dinâmica quando acompanhada por processos de autoavaliação que incluíram autoanálise, confrontos de conhecimentos e discussões de resultados individuais e de grupo.

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Biografia do Autor

Nelsy Pupo Manreza, Asesora cubana de la Primera Infancia en el Ministerio de Educación de Angola

Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Auxiliar

Alexis Aroche Carvajal, Profesora en la Universidad Agraria de La Habana - Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

MANREZA, N. P. .; CARVAJAL, A. A. . AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e12025, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a12025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12025. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCACIÓN SUPERIOR A LA LUZ DE LOS NUEVOS TIEMPOS