AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO ESCOLAR NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10254Palavras-chave:
Estágio Não Obrigatório Escolar, Educação Física, Vida AcadêmicaResumo
O estágio não obrigatório representa atividade opcional aos estudantes de graduação, além disso, é uma atividade de acréscimo à carga horária regular e obrigatória dos cursos de graduação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades, pontos negativos e positivos (contribuições) do estágio não obrigatório escolar na vida acadêmica dos estudantes de Licenciatura em Educação Física da UEFS. Trata-se de um estudo de campo e pesquisa documental, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário para os estudantes entre o 4º e o 8º semestre que já realizaram ou estavam realizando estágio não obrigatório escolar. Vinte estudantes participaram da pesquisa, que teve como protocolo de análise de dados a análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, as questões financeiras e a permanência na universidade são os principais motivos para a busca do estágio não obrigatório. A carga horária, a ausência de supervisão/orientação, a conciliação dos horários da escola com a universidade e a desvalorização foram consideradas dificuldades e pontos negativos. Dentre as contribuições/pontos positivos, estão: a aquisição de experiência e conhecimento; a imersão e aproximação na/com a realidade escolar; a ajuda financeira na permanência na universidade. Portanto, esta modalidade de estágio assume uma posição importante na formação de professores, contribuindo de forma significativa na sua preparação e qualificação para o trabalho, e no desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos e experiências necessárias à prática docente.
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