OS LIBERTÁRIOS E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Maristela Gomes de Oliveira Universidade Estadual da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.3

Resumo

Este artigo tem como base a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, cuja pesquisa realizada foi sobre o movimento dos trabalhadores pelo acesso à educação, principalmente, na primeira República e procura contribuir com os estudos referentes à educação anarquista, sem a pretensão de esgotar as reflexões e o debate. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa documental em fontes primárias e levantamento bibliográfico sobre a temática. O resultado do estudo demonstra que as diferentes correntes ideológicas da época, que disputavam a hegemonia nas organizações políticas dos trabalhadores, estavam tão empenhadas em diversas iniciativas na luta pela educação formal para as categorias representadas por elas, que a educação libertária propôs um modelo próprio, visando a transformação da sociedade capitalista.

 

Palavras-chave: Primeira República. Movimentos dos Trabalhadores. Educação. Libertários. Educação Anarquista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Gomes de Oliveira, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Maristela Gomes de Oliveira, Assistente Social, formada pela Universidade Católica de Salvador; Especialista em Genero e Desenvolvimento Regional pelo Universidade Federal da Bahia, Mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

OLIVEIRA, M. G. de. OS LIBERTÁRIOS E A EDUCAÇÃO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 51–67, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.3. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/14984. Acesso em: 18 jul. 2024.