OS LIBERTÁRIOS E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.3Resumen
Este artigo tem como base a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, cuja pesquisa realizada foi sobre o movimento dos trabalhadores pelo acesso à educação, principalmente, na primeira República e procura contribuir com os estudos referentes à educação anarquista, sem a pretensão de esgotar as reflexões e o debate. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa documental em fontes primárias e levantamento bibliográfico sobre a temática. O resultado do estudo demonstra que as diferentes correntes ideológicas da época, que disputavam a hegemonia nas organizações políticas dos trabalhadores, estavam tão empenhadas em diversas iniciativas na luta pela educação formal para as categorias representadas por elas, que a educação libertária propôs um modelo próprio, visando a transformação da sociedade capitalista.
Palavras-chave: Primeira República. Movimentos dos Trabalhadores. Educação. Libertários. Educação Anarquista
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.