La feminista en el contexto de privación de libertad: pensando las prácticas de alfabetización en la unidad de socioeducación femenina en Río de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19053Palabras clave:
Socioeducação, Letramento, Feminismo, Privação de liberdade, EJAResumen
Este artículo tiene como objetivo mostrar, a través de un círculo de lectura con adolescentes de una unidad de internación socioeducativa, cuán importante es pensar en la lectura. A partir de una entrevista con un representante de la coordinación del centro socioeducativo Profesor Antonio Carlos Gomes da Costa y con un análisis de los círculos de lectura que se realizaron a partir del libro: "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” organizado por Mel Duarte, se presentarán algunos debates que entrelazan lectura, feminismo y privación de libertad. A partir de fragmentos de la entrevista, datos relativos a la socioeducación en internación y memorias de las trayectorias de estos adolescentes, buscamos aquí pensar en el surgimiento de la construcción de nuevas formas de educación en estos espacios. Para elaborar esta discusión, el escrito cuenta con la ayuda de PETIT (2009;2013), GODINHO (2022), LORDE (2019) y otros autores que discuten sobre feminismo, literatura y poesía.
Descargas
Citas
EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo Acesso em 15 de janeiro de 2023.
Federici, S. (2004). "O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva". Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.
GODINHO, Ana Claudia Ferreira -Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa / Ana Claudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião -1.ed. -Jundiaí [SP]: Paco, 2022.
LORDE, Audre. Irmã outsider. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2019 [1984]. ISBN.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta / Mel Duarte (org.) ; ilustrações de Lela Brandão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.Relatório [livro eletrônico]: panorama nacional da educação no contexto socioeducativo / organização Instituto Alana ; coordenação Maurício Perondi, Bruna Rossi Koerich. 1. ed. -São Paulo: Instituto Alana, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Clara Peixoto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.