La feminista en el contexto de privación de libertad: pensando las prácticas de alfabetización en la unidad de socioeducación femenina en Río de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19053

Palabras clave:

Socioeducação, Letramento, Feminismo, Privação de liberdade, EJA

Resumen

Este artículo tiene como objetivo mostrar, a través de un círculo de lectura con adolescentes de una unidad de internación socioeducativa, cuán importante es pensar en la lectura. A partir de una entrevista con un representante de la coordinación del centro socioeducativo Profesor Antonio Carlos Gomes da Costa y con un análisis de los círculos de lectura que se realizaron a partir del libro: "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” organizado por Mel Duarte, se presentarán algunos debates que entrelazan lectura, feminismo y privación de libertad. A partir de fragmentos de la entrevista, datos relativos a la socioeducación en internación y memorias de las trayectorias de estos adolescentes, buscamos aquí pensar en el surgimiento de la construcción de nuevas formas de educación en estos espacios. Para elaborar esta discusión, el escrito cuenta con la ayuda de PETIT (2009;2013), GODINHO (2022), LORDE (2019) y otros autores que discuten sobre feminismo, literatura y poesía. 

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Biografía del autor/a

Ana Clara Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação (Linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2020). Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estudos de Gênero, raça e classe e Educação, com ênfase em na privação de liberdade de jovens e adolescentes. É Educadora popular da Rede Emancipa (Emancipa no DEGASE) desde 2019. Foi produtora do Grupo Teatral KRIADAKI - grupo composto por egressos do sistema prisional - (2019-2020) e desde 2019 é pesquisadora do PSV (Perceber sem ver) da Universidade Federal Fluminense, grupo de pesquisa e extensão que realiza oficinas e diálogos com pessoas cegas e de baixa visão. Também atua desde 2020 no Escrevivendo a liberdade - Grupo de pesquisa e extensão com parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se propõe a discutir leituras, remição de pena, desencarceramento e Escrevivências (termo cunhado pela autora Conceição Evaristo) e elaborar oficinas de escrita literária e leitura para adolescentes que estão em internação no DEGASE - RJ.

Citas

EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo Acesso em 15 de janeiro de 2023.

Federici, S. (2004). "O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva". Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.

GODINHO, Ana Claudia Ferreira -Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa / Ana Claudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião -1.ed. -Jundiaí [SP]: Paco, 2022.

LORDE, Audre. Irmã outsider. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2019 [1984]. ISBN.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta / Mel Duarte (org.) ; ilustrações de Lela Brandão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.Relatório [livro eletrônico]: panorama nacional da educação no contexto socioeducativo / organização Instituto Alana ; coordenação Maurício Perondi, Bruna Rossi Koerich. 1. ed. -São Paulo: Instituto Alana, 2023.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

PEIXOTO, A. C. La feminista en el contexto de privación de libertad: pensando las prácticas de alfabetización en la unidad de socioeducación femenina en Río de Janeiro. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 34–50, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a19053. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/19053. Acesso em: 20 ene. 2025.