Feminist poetry in the context of deprivation of freedom: thinking about literacy practices in the female socioeducation in Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19053Keywords:
Socioeducation, Literacy, Feminism, Deprivation of liberty, EJAAbstract
This article aims to show, through a reading circle with adolescents from a socio-educational unit, how important it is to think about literacy. Based on an interview with a representative from the coordination of the socio-educational center Professor Antonio Carlos Gomes da Costa and with an analysis of the reading circles that took place based on the book: "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” organized by Mel Duarte, some discussions will be presented that intertwine literacy, feminism and deprivation of freedom. Based on fragments of the interview, data relating to socio-education and memories of the trajectories of these teenagers, we seek here to think about the emergence of building new forms of education in these spaces. To elaborate this discussion, the writing has the help of PETIT (2009;2013), GODINHO (2022), LORDE (2019) and other authors who discuss feminism, literacy and poetry.
Downloads
References
EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo Acesso em 15 de janeiro de 2023.
Federici, S. (2004). "O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva". Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.
GODINHO, Ana Claudia Ferreira -Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa / Ana Claudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião -1.ed. -Jundiaí [SP]: Paco, 2022.
LORDE, Audre. Irmã outsider. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2019 [1984]. ISBN.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta / Mel Duarte (org.) ; ilustrações de Lela Brandão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.Relatório [livro eletrônico]: panorama nacional da educação no contexto socioeducativo / organização Instituto Alana ; coordenação Maurício Perondi, Bruna Rossi Koerich. 1. ed. -São Paulo: Instituto Alana, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Clara Peixoto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.