NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR FREIRIANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.170-191

Palabras clave:

Amorosidade, Covid-19, Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire

Resumen

O presente trabalho objetiva discutir, por meio da análise de narrativas de estudantes da EJA, o papel do professor no processo de amorosidade e acolhimento desses sujeitos, durante o período de pandemia e o fechamento das unidades. Acredita-se que o aspecto da amorosidade é de fundamental importância no contexto atual para a permanência desses sujeitos na escola. No percurso metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de narrativas desses protagonistas. O estudo dividiu-se em dois períodos. No primeiro, fez-se revisão bibliográfica e análise documental. No segundo momento, realizou-se a análise de relatos de seis estudantes do Ensino Fundamental II da EJA de uma escola pública municipal de Vitória da Conquista. Os resultados demonstram a necessidade de a sala de aula ser um espaço humanizador de diálogo e escuta, propiciando acolhimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilvan dos Santos Sousa, UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/BA). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade (Gepemdecc) da Uesb/BA, com registro no CNPQ.

Jaciara de Oliveira Sant'´Anna Santos , UNIBA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), docente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XX da Uneb, Brumado, Bahia. Membro Gepemdecc.

Adenilson Souza Cunha Júnior, UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, campus de Itapetinga/BA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Gepemdecc

Publicado

2021-07-09

Cómo citar

SOUSA, G. dos S. .; SANTOS , J. de O. S. .; JÚNIOR, A. S. C. . NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR FREIRIANO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 170–191, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.170-191. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11745. Acesso em: 22 dic. 2024.