APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC):

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295

Keywords:

Educação, TDCI, EJA, Formação, Conhecimento

Abstract

Abstract: This meta-article aims to analyze how digital information and communication technologies (TDIC) can contribute to the continuing education of teachers and administrative technicians in the context of EJA in Fagundes Varela and Soldado Desconhecido Schools, in the district of Santo Estevão, in São Francisco do Conde - Ba. Thus, in this field and locus of research, we present a discussion focused on problem-based learning (PBL), with the application of data collection instruments that exposed the training potential of TDIC as a builder and diffuser of knowledge, from the participation of a manager, two secretaries and two EJA teachers in the proposed research.

 

Keywords: Education. TDCI. EJA. Training. Knowledge.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Graduado em Relações Públicas com ênfase em Marketing, Especialista em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Gestão de Pessoas, Mestre em Educação e Contemporaneidade. Tem suas áreas de interesse em Educação e Contemporaneidade, Comunicação Social, Relações Públicas e Gestão em Relações Humanas

Cayo Pabllo Santana de Jesus, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Sistemas e Computação, Especialista em Engenharia de Software, Bacharel em Ciência da Computação, Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica. Professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Paulo José Pereira dos Santos , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens, Educação do Campo Psicopedagogia Institucional, Graduado em Pedagogia. Vice-Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA). Professor da Rede Municipal de Ensino em São Francisco do Conde-BA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido; Doutor em Difusão do Conhecimento, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB); Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Published

2023-06-30

How to Cite

CRUZ, D. A. C. S. e; DE JESUS, C. P. S.; SANTOS , P. J. P. dos; RIBEIRO, S. F. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): : FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 10–29, 2023. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/16295. Acesso em: 22 dec. 2024.