Memórias de uma Pedagoga
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19088Resumo
Este trabalho surgiu da proposta de conclusão da especialização “Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos”, realizada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN durante os anos de 2021 e 2022, o mesmo propôs analisar, por meio do resgate de memórias da estudante em foco, as inferências subjetivas que permearam todo o processo acadêmico e sua escolha profissional. A pesquisa foi de cunho qualitativo e documental, nele foi utilizado como fonte de pesquisa a trajetória educacional e profissional da aluna em destaque, tendo em vista que esse sujeito começa a se constituir a partir dos primeiros contatos no período da infância com esse lugar simbólico do ensinar e aprender. O artigo também aponta a importância das práticas assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos nos dias atuais a importância da qualificação docente e equipe técnica para esta modalidade de ensino, que é tão negligenciada pelos poderes públicos, como também, apresentar as políticas públicas de inclusão do público-alvo para o mundo de trabalho.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria de Fátima; GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza; PASSEGI, Maria da Conceição. Memorial –Gênero textual (Auto) biográfico. In: ANAIS do VI SIGET – Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Agosto 2011, UFRN, 2011. ISBN 978-85-7273-796-8.
ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.).Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
ARROYO, Miguel G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. Diálogos na educação de jovens e adultos / organizado por Leôncio Soares, Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti, Nilma Lino Gomes. –Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina, p. 193. Editora Unesp 2ª edição revista, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José. (org.).Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo. Editora Cortez, 2018.
NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo: Paulus, 2008. p. 43-59.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Eliseu Clementino de (Org.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: Editora da UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 103-131.
SAVIANNI, Dermeval. História da idéias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CLAUDIA BENE BATISTA DA SILVA, Carmen Betty Batista da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.