A poesia feminista no contexto de privação de liberdade: pensando práticas de letramento na unidade feminina de socioeducação em internação no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19053

Palavras-chave:

Socioeducação, Letramento, Feminismo, Privação de liberdade, EJA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar, através de roda de leitura com adolescentes de unidade socioeducativa de internação, como é importante pensar letramento. A partir de entrevista com representante da coordenação do centro socioeducativo Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e com análise da rodas de leitura que se deram a partir do livro: "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” de organização de Mel Duarte, serão apresentadas algumas discussões que entrelaçam letramento, feminismo e a privação de liberdade. A partir de fragmentos da entrevista, dados referentes a socioeducação em internação e memórias das trajetórias dessas adolescentes, busca-se aqui pensar a emergência de construir novas formas de educação nesses espaços. Para elaborar essa discussão a escrita conta com a ajuda de PETIT (2009;2013), GODINHO (2022), LORDE (2019) e outras autoras que discutem feminismo, literatura e poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação (Linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2020). Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estudos de Gênero, raça e classe e Educação, com ênfase em na privação de liberdade de jovens e adolescentes. É Educadora popular da Rede Emancipa (Emancipa no DEGASE) desde 2019. Foi produtora do Grupo Teatral KRIADAKI - grupo composto por egressos do sistema prisional - (2019-2020) e desde 2019 é pesquisadora do PSV (Perceber sem ver) da Universidade Federal Fluminense, grupo de pesquisa e extensão que realiza oficinas e diálogos com pessoas cegas e de baixa visão. Também atua desde 2020 no Escrevivendo a liberdade - Grupo de pesquisa e extensão com parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se propõe a discutir leituras, remição de pena, desencarceramento e Escrevivências (termo cunhado pela autora Conceição Evaristo) e elaborar oficinas de escrita literária e leitura para adolescentes que estão em internação no DEGASE - RJ.

Referências

EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo Acesso em 15 de janeiro de 2023.

Federici, S. (2004). "O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva". Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.

GODINHO, Ana Claudia Ferreira -Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa / Ana Claudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião -1.ed. -Jundiaí [SP]: Paco, 2022.

LORDE, Audre. Irmã outsider. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2019 [1984]. ISBN.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta / Mel Duarte (org.) ; ilustrações de Lela Brandão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.Relatório [livro eletrônico]: panorama nacional da educação no contexto socioeducativo / organização Instituto Alana ; coordenação Maurício Perondi, Bruna Rossi Koerich. 1. ed. -São Paulo: Instituto Alana, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

PEIXOTO, A. C. A poesia feminista no contexto de privação de liberdade: pensando práticas de letramento na unidade feminina de socioeducação em internação no Rio de Janeiro. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 34–50, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a19053. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/19053. Acesso em: 20 jan. 2025.