A poesia feminista no contexto de privação de liberdade: pensando práticas de letramento na unidade feminina de socioeducação em internação no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19053Palavras-chave:
Socioeducação, Letramento, Feminismo, Privação de liberdade, EJAResumo
O presente artigo tem por objetivo mostrar, através de roda de leitura com adolescentes de unidade socioeducativa de internação, como é importante pensar letramento. A partir de entrevista com representante da coordenação do centro socioeducativo Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e com análise da rodas de leitura que se deram a partir do livro: "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta” de organização de Mel Duarte, serão apresentadas algumas discussões que entrelaçam letramento, feminismo e a privação de liberdade. A partir de fragmentos da entrevista, dados referentes a socioeducação em internação e memórias das trajetórias dessas adolescentes, busca-se aqui pensar a emergência de construir novas formas de educação nesses espaços. Para elaborar essa discussão a escrita conta com a ajuda de PETIT (2009;2013), GODINHO (2022), LORDE (2019) e outras autoras que discutem feminismo, literatura e poesia.
Downloads
Referências
EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo Acesso em 15 de janeiro de 2023.
Federici, S. (2004). "O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva". Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.
GODINHO, Ana Claudia Ferreira -Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa / Ana Claudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião -1.ed. -Jundiaí [SP]: Paco, 2022.
LORDE, Audre. Irmã outsider. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2019 [1984]. ISBN.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta / Mel Duarte (org.) ; ilustrações de Lela Brandão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.Relatório [livro eletrônico]: panorama nacional da educação no contexto socioeducativo / organização Instituto Alana ; coordenação Maurício Perondi, Bruna Rossi Koerich. 1. ed. -São Paulo: Instituto Alana, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Clara Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.