Um olhar sobre as narrativas, memórias e experiências de sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a18929Palavras-chave:
Sujeitos da EJA, Identidades, Memórias, Experiências, NarrativasResumo
Esse artigo objetivo suscitar discussões em torno da constituição da identidade dos sujeitos da educação de jovens e adultos pela interface das narrativas, memórias e experiências, tomando como referências, renomados autores(as) como Benjamin (1985, 1995), Bondía (2002, 2011), Thompson (1981, 1998), Galzerani (2008), Freire (2004), Nora (1993) Laffin (2016), Arroyo (2005). O texto é dividido em dois momentos, sendo o primeiro dedicado a discorrer sobre o entrelaçamento de natureza bibliográfica entre as categorias narração, memória e experiência, e o segundo se assenta sobre análise de algumas narrativas (pelos vieses destas categorias) de sujeitos pertencentes à classe de alfabetização na EJA extraídas de uma pesquisa de campo fomentada durante a dissertação de mestrado realizada por uma das autoras no ano de 2006. Como considerações, destacamos a presença das memórias involuntárias, os lugares de memórias, a relação entre memórias e experiências e o poder do esquecimento como elementos impactantes na constituição da identidade dos sujeitos da EJA. Quando se rememora o passado no presente, já não é mais o mesmo passado, pois nele se transpassam ecos e sentimentos com novas (res) significações. Nesse contexto, participar de uma experiência de alfabetização libertadora, permite aos sujeitos da EJA lançar um olhar mais crítico e sensível sobre suas próprias identidades, vislumbrando superações e interações que antes não pertenciam as suas memórias.
Palavras-chaves: Sujeitos da EJA. Identidades. Memórias. Experiências. Narrativas.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens –adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2005.
BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre literatura e história da cultura. In: Magia e Técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v. 1).
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e Técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, v. 1).
BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, vol 19, 2011, pgs 4-27.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas. 2002.
BRIGHENTI, Clovis. Educação Intercultural: aprender com os povos originários do Sul a decolonizar a educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, 2019, p. 581-598.
CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural na América Latina: tensões atuais. Trabalho apresentado no Congresso Ibero-americano de História da Educação na América Latina (CIHELA), realizado na UERJ, em 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, história e tempo: perspectivas teórico-metodológicas para a pesquisa em ensino de história. Cadernos do CEOM, v.21, n.28, p.15-32, jun. 2008.
HABERMAS, Jurgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Tradução de George Sprber e Paulo Astor Soethe. Loyola: São Paulo, 2002.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Sujeitos jovens, adultos e idosos em processos de escolarização: o trabalho e o contexto social como elementos marcantes em suas vidas. In: Tânia Regina Dantas, Antonio Amorim e Gildeci de Oliveira Leite. (Org.). Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adultos. 17.ed. Salvador: Editora Universidade Federal da Bahia-EDUFBA, 2016, v. 1, p. 0-15.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá; MARTINS, Patrícia Barcelos. Resistências e esperanças em Freire: reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19.In: Debates em Educação,[S. l.],2021, v. 13, p. 200–227.
LAURETIS, Teresa de. Doesn't Bloomington: Indiana University Press, 1984.
MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos: após 20 vinte anos da Lei nº 9394, de 1996. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016.
MARTINS, Patrícia Barcelos. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e trajetórias de vida. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p.180, 2006.
MATOS, Olgária Chain Feres. Rosa de Paracelso. In: NOVAES, Adauto (Org.). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal da Cultura, 2006.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, v.10, dez. 1993.
QUIJANO. A. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina. SA, 2009.
SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de História: Problemáticas atuais. In BRESCIANI, Maria Stella M.; NAXARA, Márcia (org.). Memória e (Re) Sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2001, p.37-53.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
WALSH, C. (Ed.). Estudios Culturales Latino-americanos: Retos desde y sobre la región Andina. Quito: Abya Yala, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patricia Jacques, Maria Hermínia Lage Fernandes Lalffin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.