Um olhar sobre as narrativas, memórias e experiências de sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a18929

Palavras-chave:

Sujeitos da EJA, Identidades, Memórias, Experiências, Narrativas

Resumo

Esse artigo objetivo suscitar discussões em torno da constituição da identidade dos sujeitos da educação de jovens e adultos pela interface das narrativas, memórias e experiências, tomando como referências, renomados autores(as) como Benjamin (1985, 1995), Bondía (2002, 2011), Thompson (1981, 1998), Galzerani (2008), Freire (2004), Nora (1993) Laffin (2016), Arroyo (2005). O texto é dividido em dois momentos, sendo o primeiro dedicado a discorrer sobre o entrelaçamento de natureza bibliográfica entre as categorias narração, memória e experiência, e o segundo se assenta sobre análise de algumas narrativas (pelos vieses destas categorias) de sujeitos pertencentes à classe de alfabetização na EJA extraídas de uma pesquisa de campo fomentada durante a dissertação de mestrado realizada por uma das autoras no ano de 2006. Como considerações, destacamos a presença das memórias involuntárias, os lugares de memórias, a relação entre memórias e experiências e o poder do esquecimento como elementos impactantes na constituição da identidade dos sujeitos da EJA. Quando se rememora o passado no presente, já não é mais o mesmo passado, pois nele se transpassam ecos e sentimentos com novas (res) significações. Nesse contexto, participar de uma experiência de alfabetização libertadora, permite aos sujeitos da EJA lançar um olhar mais crítico e sensível sobre suas próprias identidades, vislumbrando superações e interações que antes não pertenciam as suas memórias.

 

Palavras-chaves: Sujeitos da EJA. Identidades. Memórias. Experiências. Narrativas.

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Biografia do Autor

Patricia Barcelos Martins Jacques, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e especialização em Design Instrucional pelo IBDIN (2017). É doutoranda (2020) na UFSC no programa de pós graduação em Educação (PPGE). Atualmente é orientadora (professora) da FACULDADE SENAC, profa EJA parceria SENAC e Prefeitura de Florianópolis e tutora/profª a distância graduação pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Educação pela UFSC e Pós-doutora pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Epeja/UFSC e da pesquisa Nacional (CNPq) intitulada “Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. E-mail: herminialaffin@gmail.com

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

JACQUES, P. B. M.; LAFFIN, M. H. L. F. Um olhar sobre as narrativas, memórias e experiências de sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA). Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 15–33, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a18929. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/18929. Acesso em: 20 jan. 2025.