Ressignificação da Matemática por estudantes de Pedagogia: jogar e reaprender para ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9103

Palavras-chave:

Jogo e aprendizagem matemática, Formação matemática na Pedagogia, Subjetividade na aprendizagem matemática

Resumo

Esta investigação buscou respostas aos questionamentos: que sentidos subjetivos na aprendizagem matemática são produzidos na formação de estudantes de pedagogia em contextos de jogos matemáticos? Os jogos matemáticos podem contribuir para reconhecer o ser matemático e assim favorecer a formação matemática do estudante de pedagogia? Portanto, analisamos o jogar como uma das possibilidades de ressignificação da matemática na formação inicial do pedagogo. Para tal, nos apoiamos em Muniz (2010, 2016) para compreender o que vem a ser o jogo e suas implicações na produção de significados, esquemas e teoremas em ação. Discutimos o jogar como um meio de aprender e ensinar matemática através do diálogo e da constituição e reconhecimento do Ser Educador Matemático. Investigamos jogos matemáticos e produção de sentidos subjetivos na aprendizagem matemática na formação de estudantes de universidade pública do DF. O lúdico foi configurado como objeto de estudo em curso de Pedagogia. A pesquisa participante, numa abordagem da epistemologia qualitativa, implicou a realização de trabalho de campo no qual verificamos quais significados da matemática tinham 32 estudantes de Pedagogia. Desenvolvemos jogos matemáticos para identificar as mudanças de significados inicialmente atribuídos à matemática. Assim, analisamos a ressignificação da matemática através do jogar ao longo da formação inicial, alterando significados, crenças, sentimentos e conceitos matemáticos. Eles perceberam, no jogar, as possibilidades de aprender matemática, uma matemática mais compreensível, em uma relação não mais de distanciamento, mas de proximidade com os objetos de conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Gileade Cardoso Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professora dos anos iniciais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília, UnB, Brasília/DF

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem". Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educaçao Matematica, aprendizagem matematica, e formação do professor de matematica. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, PNLD, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas Coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos socio-educacionais junto a crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.

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Publicado

22-07-2020

Como Citar

Silva, G. C., & Muniz, C. A. (2020). Ressignificação da Matemática por estudantes de Pedagogia: jogar e reaprender para ensinar. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202001. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9103