O Gênero poema-canção na aula de língua inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas

Autores

  • Welber Eduardo Alves Carvalho Universidade do Estado da Bahia
  • Pérola Cunha Bastos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.7525

Palavras-chave:

Gênero textual poema-canção, Sentidos líricos, Ensino de língua inglesa

Resumo

Este artigo traz os resultados da pesquisa que destacou a relevância das compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas no gênero poema-canção na aula de Língua Inglesa. O estudo desenvolvido buscou mostrar como este tipo de gênero textual pôde dar possibilidades para os estudantes explorarem e dialogarem sobre os seus sentimentos e valores morais essenciais ao caráter humano. O estudo desta pesquisa partiu do gênero textual poema-canção com a intenção de conhecer como os estudantes compreendem os sentidos líricos das palavras cantadas, nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo potencializar o desenvolvimento da prática social discursiva na sala de aula de Língua Inglesa envolvendo este tipo de gênero. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi adotada a metodologia de pesquisa-ação com estudantes do ensino médio, segundo os estudos de Thiollent (1986), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Alagoinhas. Esta pesquisa se amparou na compreensão dos sentidos na relação dialógica (BAKHTIN, 1997; 2003); no fundamento sobre gêneros textuais e poema-canção (MARCUSCHI, 2002); nas questões que relacionam o aprendizado da Língua Inglesa (LAUFER, 1997); nos fundamentos metodológicos para o desenvolvimento das sequências didáticas em torno do gênero textual oral e escrito (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Tendo por base estes estudos teóricos, esta pesquisa com o gênero poema-canção pode servir como sugestão para redirecionar e/ou ampliar discussões sobre os sentidos líricos das palavras cantadas, dando possibilidades para abranger o ensino da Língua Inglesa com a expressão dos sentimentos da voz de quem canta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welber Eduardo Alves Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II.

 

 

Pérola Cunha Bastos, Universidade do Estado da Bahia

Professora assistente do DLLARTS – Departamento de Letras, Literatura e Artes, Universidade do Estado da Bahia, Campus II.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin; interlocução e tradução do russo Paulo Bezerra ; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov, - 4 ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch, 1895-1975. Estética da criação verbal. Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzellerl. — 2ª ed. — São Paulo Martins Fontes, 1997.— (Coleção Ensino Superior). ISBN 85-336-0616-8.

CAVALCANTI, Petrônio. Paulo Freire: saberes e dizeres de um professor feliz / Petrônio Cavalcanti. – Recife: Ed. do Autor, 2010, 144p.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: editora UFMG, 2009. ISBN 978-85-7041-831-9

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle: SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard: DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.ISBN 85-7591-032-9

LAUFER, B. The lexical plight in second language reading. IN: COADY, J. & T.N. HUCKIN 1997. Second Language Vocabulary Acquisition. Cambridge University Press. 20-34. Disponível em: http://www.academia.edu/10234906/The_lexical_plight_in_second_language_reading_words_you_dont_know_words_you_think_you_know_and_words_you_cant_guess. Acesso em: 04 set. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária, 1986, 99 p. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep145/pesq.htm. Acesso em: 03 set. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade In: DIONÍSIO, Angela Paiva, MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MOISÉS, MASSAUD. A criação Literária. – Ed. rev. e atual. – São Paulo: Cultrix, 2012. ISBN 978-85-316-1181-0.

THIOLLENT, MICHEL. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.

Downloads

Publicado

30.12.2019

Como Citar

ALVES CARVALHO, W. E.; BASTOS, P. C. O Gênero poema-canção na aula de língua inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 87–106, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i2.7525. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7525. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE