Relações entre o esquecimento, a memória, seus processos cognitivos com o aprendizado geral e de língua estrangeira
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9916Mots-clés :
Memória, Esquecimento, Aprendizado, Língua estrangeira, MétodosRésumé
Em tudo que desejamos aprender, nossa memória tem papel fundamental no processo, guardando os assuntos estudados. Porém, nosso sistema nervoso possui um mecanismo natural de descarte de algumas informações. Desse modo, essa pesquisa busca entender como nosso cérebro aprende, de modo geral, a entender o papel da memória nesse processo, relacionando-o ao ensino-aprendizado de língua estrangeira (LE) e ao esquecimento. Ademais, esse trabalho também pretende evidenciar quais são as áreas específicas do sistema nervoso que atuam na produção da linguagem e, portanto, para o aprendizado de LE, relacionando-as à memória. Discute-se, ainda, as características dos métodos de ensino ou abordagens que facilitam a memorização no processo de aprendizado de língua estrangeira objetivando auxiliar estudantes e professores em sala de aula na escolha de métodos eficazes de ensino. Para tanto, fez-se necessário uma pesquisa de natureza bibliográfica nas áreas de neurociência, neurolinguística, aquisição de língua e ensino, através das quais encontra-se fundamentação para essa pesquisa. Com o presente trabalho, observa-se que a maioria dos métodos e abordagens explicitadas têm características que podem beneficiar a memória, porém, alguns bem mais que outros. Além disso, parte desses benefícios depende da reação dos estudantes. Esse trabalho conta com alguns autores tais quais: Mourão e Faria (2015); Souza e Alves (2017); Abrahão (2015) e Kharismawati e Susanto (2014), dentre outros, como aporte teórico da pesquisa.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. EntreLínguas, Araraquara, V.1, n.1, p.25-41, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/viewFile/8051/5480>. Acesso em: 29/09/2020
AGUILAR, Luís. O método sugestopédico, 2010. Disponível em: <https://depositocontextual.files.wordpress.com/2010/04/sugestopedia.pdf>. Acesso em: 25/09/2020
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2013.
BAGARIĆ, Vesna; DJIGUNOVIĆ, Jelena Mihaljević. Defining communicative competence. Metodika. V. 8, n. 14, p.94- 103, 2007. Disponível em: <https://docplayer.net/48826964-Defining-communicative-competence.html >. Acesso em: 24/09/2019
CASTRO, Claudio de Moura. Por que é bom esquecer? In: CASTRO, Claudio de Moura Você sabe estudar? Porto Alegre: Penso, 2015. p.143-146.
CRUZ, Luciana Hoffert Castro. Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do processo ensino e aprendizagem. In: SOUZA, Wflander Martins de (Org). et al. Neurociência e a Educação: Como nosso cérebro aprende? Ouro Preto-MG, 2016. p.5-9. Disponível em: <http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744>. Acesso em: 09/08/2019
GABRIEL, Juliana. Tudo sobre o hormônio CORTISOL! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch? v=qX52GETtEXo>. Acesso em 30/09/20
HABITZREITER, Deizi Daiane. Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Acadêmica Licencia&acturas – (ISEI)., V.1, n.1, p.34-41, jun./dez., 2013. Disponível em:<http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8>. Acesso em: 09/08/2019
IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estudos Avançados, São Paulo. V.3, n. 6, p. 89-112, ago. 1989. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8522 >. Acesso em: 18/09/2019
IZQUIERDO, Iván; BEVILAQUA, Lia. R. M.; CAMMAROTA, Martín. A arte de esquecer. Estudos avançados., São Paulo, V. 20, n. 58, p. 289-296, dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142006000300024&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 11/09/2019.
KHARISMAWATI, Ragil; SUSANTO, M.Pd. Suggestopedia Method in the Teaching and Learning Process. RETAIN. V. 2, n. 1, 2014. Disponível em: <https://jurnalmahasiswa.unesa.ac.id/index.php/retain/article/view/6313/7151>. Acesso em: 29/09/2020
Krashen, Stephen D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. 1982 Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/242431410_Principles_and_Practice
_in_Second_Language_Acquisition>. Acesso em 25/09/2020
MOURÃO, Carlos Alberto, Junior; FARIA, Nicole Costa. Memória. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, V. 28, n. 4, p.780-788, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v28n4/0102-7972-prc-28-04-00780.pdf>. Acesso em: 09/08/2019
OLIVEIRA, Ana Maria Roza De Oliveira Henriques De. As neurociências ao serviço da linguagem. Linguarum Arena. V. 4, P.39-63, 2013. Disponível em: <https://docplayer.com.br/15692543-As-neurociencias-ao-servico-da-linguagem.html>. Acesso em: 29/09/2020
PEDREIRO, Silvana. Ensino de línguas estrangeiras – métodos e seus princípios. Especialize (IPOG). Jan, 2013. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/187968375/Ensino-de-linguas-estrangeiras-metodos-e-seus-principios-pdf >. Acesso em: 21/09/2019
PERINE, Cristiane Manzan. Reflexões acerca dos traços estruturalistas no ensino de línguas estrangeiras. REVELLI, Goiás, V. 4, n. 2, p. 102-122, out, 2012. Disponível em:<https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/3024 >. Acesso em: 22/09/2019
SAMPAIO, Thiago Oliveira da Motta; FRANÇA, Aniela Improta. MAIA, Marcus Antônio Rezende. Linguística, psicologia e neurociência: a união inescapável dessas três disciplinas. Revista LinguíStica. Rio de Janeiro. V. 11, n. 1, p. 230-251, jun., 2015. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4632>. Acesso em: 18/09/2019
SANTOS, Rubens Pereira dos. Aspectos Neuropsicopedagógicos da Aquisição e Aprendizagem de Línguas. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/327248633_
Aspectos_Neuropsicopedagogicos_da_Aquisicao_e_Aprendizagem_de_Linguas>. Acesso em: 09/09/2019
SCHNEIDER, Maria Nilse. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingente. Rio Grande do Sul, V. 5, n. 1, 2010. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/contingentia/article/view/13321/7601>. Acesso em: 23/09/2019
SOUZA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, V. 34. n.105, p. 320-331, 2017. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/542/a-neurociencia-na-formacao-dos-educadores-e-sua-contribuicao-no-processo-de-aprendizagem>. Acesso em: 17/07/2019
VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do et al. Sono e aprendizagem In: REIMÃO; Rubens. et al. Segredos do sono e qualidade de vida. São Paulo: Tecmedd, 2008. p. 37-47.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.