Relações entre o esquecimento, a memória, seus processos cognitivos com o aprendizado geral e de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9916Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Aprendizado, Língua estrangeira, MétodosResumo
Em tudo que desejamos aprender, nossa memória tem papel fundamental no processo, guardando os assuntos estudados. Porém, nosso sistema nervoso possui um mecanismo natural de descarte de algumas informações. Desse modo, essa pesquisa busca entender como nosso cérebro aprende, de modo geral, a entender o papel da memória nesse processo, relacionando-o ao ensino-aprendizado de língua estrangeira (LE) e ao esquecimento. Ademais, esse trabalho também pretende evidenciar quais são as áreas específicas do sistema nervoso que atuam na produção da linguagem e, portanto, para o aprendizado de LE, relacionando-as à memória. Discute-se, ainda, as características dos métodos de ensino ou abordagens que facilitam a memorização no processo de aprendizado de língua estrangeira objetivando auxiliar estudantes e professores em sala de aula na escolha de métodos eficazes de ensino. Para tanto, fez-se necessário uma pesquisa de natureza bibliográfica nas áreas de neurociência, neurolinguística, aquisição de língua e ensino, através das quais encontra-se fundamentação para essa pesquisa. Com o presente trabalho, observa-se que a maioria dos métodos e abordagens explicitadas têm características que podem beneficiar a memória, porém, alguns bem mais que outros. Além disso, parte desses benefícios depende da reação dos estudantes. Esse trabalho conta com alguns autores tais quais: Mourão e Faria (2015); Souza e Alves (2017); Abrahão (2015) e Kharismawati e Susanto (2014), dentre outros, como aporte teórico da pesquisa.
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