Relações entre o esquecimento, a memória, seus processos cognitivos com o aprendizado geral e de língua estrangeira

Autores

  • Cassiane Dos Santos Alcântara Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9916

Palavras-chave:

Memória, Esquecimento, Aprendizado, Língua estrangeira, Métodos

Resumo

Em tudo que desejamos aprender, nossa memória tem papel fundamental no processo, guardando os assuntos estudados. Porém, nosso sistema nervoso possui um mecanismo natural de descarte de algumas informações. Desse modo, essa pesquisa busca entender como nosso cérebro aprende, de modo geral, a entender o papel da memória nesse processo, relacionando-o ao ensino-aprendizado de língua estrangeira (LE) e ao esquecimento. Ademais, esse trabalho também pretende evidenciar quais são as áreas específicas do sistema nervoso que atuam na produção da linguagem e, portanto, para o aprendizado de LE, relacionando-as à memória. Discute-se, ainda, as características dos métodos de ensino ou abordagens que facilitam a memorização no processo de aprendizado de língua estrangeira objetivando auxiliar estudantes e professores em sala de aula na escolha de métodos eficazes de ensino. Para tanto, fez-se necessário uma pesquisa de natureza bibliográfica nas áreas de neurociência, neurolinguística, aquisição de língua e ensino, através das quais encontra-se fundamentação para essa pesquisa. Com o presente trabalho, observa-se que a maioria dos métodos e abordagens explicitadas têm características que podem beneficiar a memória, porém, alguns bem mais que outros. Além disso, parte desses benefícios depende da reação dos estudantes. Esse trabalho conta com alguns autores tais quais: Mourão e Faria (2015); Souza e Alves (2017); Abrahão (2015) e Kharismawati e Susanto (2014), dentre outros, como aporte teórico da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane Dos Santos Alcântara, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. EntreLínguas, Araraquara, V.1, n.1, p.25-41, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/viewFile/8051/5480>. Acesso em: 29/09/2020

AGUILAR, Luís. O método sugestopédico, 2010. Disponível em: <https://depositocontextual.files.wordpress.com/2010/04/sugestopedia.pdf>. Acesso em: 25/09/2020

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2013.

BAGARIĆ, Vesna; DJIGUNOVIĆ, Jelena Mihaljević. Defining communicative competence. Metodika. V. 8, n. 14, p.94- 103, 2007. Disponível em: <https://docplayer.net/48826964-Defining-communicative-competence.html >. Acesso em: 24/09/2019

CASTRO, Claudio de Moura. Por que é bom esquecer? In: CASTRO, Claudio de Moura Você sabe estudar? Porto Alegre: Penso, 2015. p.143-146.

CRUZ, Luciana Hoffert Castro. Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do processo ensino e aprendizagem. In: SOUZA, Wflander Martins de (Org). et al. Neurociência e a Educação: Como nosso cérebro aprende? Ouro Preto-MG, 2016. p.5-9. Disponível em: <http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744>. Acesso em: 09/08/2019

GABRIEL, Juliana. Tudo sobre o hormônio CORTISOL! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch? v=qX52GETtEXo>. Acesso em 30/09/20

HABITZREITER, Deizi Daiane. Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Acadêmica Licencia&acturas – (ISEI)., V.1, n.1, p.34-41, jun./dez., 2013. Disponível em:<http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8>. Acesso em: 09/08/2019

IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estudos Avançados, São Paulo. V.3, n. 6, p. 89-112, ago. 1989. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8522 >. Acesso em: 18/09/2019

IZQUIERDO, Iván; BEVILAQUA, Lia. R. M.; CAMMAROTA, Martín. A arte de esquecer. Estudos avançados., São Paulo, V. 20, n. 58, p. 289-296, dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142006000300024&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 11/09/2019.

KHARISMAWATI, Ragil; SUSANTO, M.Pd. Suggestopedia Method in the Teaching and Learning Process. RETAIN. V. 2, n. 1, 2014. Disponível em: <https://jurnalmahasiswa.unesa.ac.id/index.php/retain/article/view/6313/7151>. Acesso em: 29/09/2020

Krashen, Stephen D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. 1982 Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/242431410_Principles_and_Practice

_in_Second_Language_Acquisition>. Acesso em 25/09/2020

MOURÃO, Carlos Alberto, Junior; FARIA, Nicole Costa. Memória. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, V. 28, n. 4, p.780-788, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v28n4/0102-7972-prc-28-04-00780.pdf>. Acesso em: 09/08/2019

OLIVEIRA, Ana Maria Roza De Oliveira Henriques De. As neurociências ao serviço da linguagem. Linguarum Arena. V. 4, P.39-63, 2013. Disponível em: <https://docplayer.com.br/15692543-As-neurociencias-ao-servico-da-linguagem.html>. Acesso em: 29/09/2020

PEDREIRO, Silvana. Ensino de línguas estrangeiras – métodos e seus princípios. Especialize (IPOG). Jan, 2013. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/187968375/Ensino-de-linguas-estrangeiras-metodos-e-seus-principios-pdf >. Acesso em: 21/09/2019

PERINE, Cristiane Manzan. Reflexões acerca dos traços estruturalistas no ensino de línguas estrangeiras. REVELLI, Goiás, V. 4, n. 2, p. 102-122, out, 2012. Disponível em:<https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/3024 >. Acesso em: 22/09/2019

SAMPAIO, Thiago Oliveira da Motta; FRANÇA, Aniela Improta. MAIA, Marcus Antônio Rezende. Linguística, psicologia e neurociência: a união inescapável dessas três disciplinas. Revista LinguíStica. Rio de Janeiro. V. 11, n. 1, p. 230-251, jun., 2015. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4632>. Acesso em: 18/09/2019

SANTOS, Rubens Pereira dos. Aspectos Neuropsicopedagógicos da Aquisição e Aprendizagem de Línguas. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/327248633_

Aspectos_Neuropsicopedagogicos_da_Aquisicao_e_Aprendizagem_de_Linguas>. Acesso em: 09/09/2019

SCHNEIDER, Maria Nilse. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingente. Rio Grande do Sul, V. 5, n. 1, 2010. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/contingentia/article/view/13321/7601>. Acesso em: 23/09/2019

SOUZA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, V. 34. n.105, p. 320-331, 2017. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/542/a-neurociencia-na-formacao-dos-educadores-e-sua-contribuicao-no-processo-de-aprendizagem>. Acesso em: 17/07/2019

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do et al. Sono e aprendizagem In: REIMÃO; Rubens. et al. Segredos do sono e qualidade de vida. São Paulo: Tecmedd, 2008. p. 37-47.

Downloads

Publicado

03.11.2020

Como Citar

ALCÂNTARA, C. D. S. Relações entre o esquecimento, a memória, seus processos cognitivos com o aprendizado geral e de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 2, p. 65–84, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i2.9916. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9916. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE