Práticas de leitura e escrita com o gênero documentário e seus subgêneros: por competências linguística e pedagógica na docência de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.7711Palavras-chave:
Gênero documentário, Leitura e escrita, Competência linguística, Competência pedagógicaResumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa “A sequência didática como mediadora do ensino-aprendizagem com os gêneros textuais escritos: por uma competência de leitura e escrita na docência de língua inglesa”, desenvolvida pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto surgiu do interesse científico de utilizar gêneros textuais para construção de sequências didáticas com estudos teórico-práticos voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas, pedagógicas e interculturais no ensino-aprendizagem da língua inglesa. Elegeu-se o gênero documentário e seus subgêneros escritos para leitura e produção com os colaboradores da pesquisa, professores em formação, estudantes do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da UNEB, Campus II, em Alagoinhas-Bahia. As ações desenvolvidas foram norteadas por questões científicas, tais como: Como o trabalho com os gêneros textuais podem fomentar conhecimentos linguísticos e pedagógicos para o fazer docente de futuros professores de língua inglesa? Como as práticas de leitura e de escrita podem ser desenvolvidas com foco para as competências linguísticas em língua inglesa? Para a interpretação e análise das informações produzidas durante a pesquisa, buscamos sustentação teórica e metodológica em estudiosos que trazem fundamentos relevantes para o fenômeno em debate, destacam-se: Bakhtin (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Costa-Hübes (2008), Ferreira e Ibiapina (2011), Marcuschi (2010), Mendes (2008), Ur (2012).
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