O Gênero poema-canção na aula de língua inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.7525Palavras-chave:
Gênero textual poema-canção, Sentidos líricos, Ensino de língua inglesaResumo
Este artigo traz os resultados da pesquisa que destacou a relevância das compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas no gênero poema-canção na aula de Língua Inglesa. O estudo desenvolvido buscou mostrar como este tipo de gênero textual pôde dar possibilidades para os estudantes explorarem e dialogarem sobre os seus sentimentos e valores morais essenciais ao caráter humano. O estudo desta pesquisa partiu do gênero textual poema-canção com a intenção de conhecer como os estudantes compreendem os sentidos líricos das palavras cantadas, nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo potencializar o desenvolvimento da prática social discursiva na sala de aula de Língua Inglesa envolvendo este tipo de gênero. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi adotada a metodologia de pesquisa-ação com estudantes do ensino médio, segundo os estudos de Thiollent (1986), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Alagoinhas. Esta pesquisa se amparou na compreensão dos sentidos na relação dialógica (BAKHTIN, 1997; 2003); no fundamento sobre gêneros textuais e poema-canção (MARCUSCHI, 2002); nas questões que relacionam o aprendizado da Língua Inglesa (LAUFER, 1997); nos fundamentos metodológicos para o desenvolvimento das sequências didáticas em torno do gênero textual oral e escrito (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Tendo por base estes estudos teóricos, esta pesquisa com o gênero poema-canção pode servir como sugestão para redirecionar e/ou ampliar discussões sobre os sentidos líricos das palavras cantadas, dando possibilidades para abranger o ensino da Língua Inglesa com a expressão dos sentimentos da voz de quem canta.
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Referências
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