O gênero poema-canção na aula de Língua Inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas

  • Welber Eduardo Alves Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Pérola Cunha Bastos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Estudos Culturais, Identidade, Ensino de Língua

Resumo

Este artigo traz os resultados da pesquisa que destacou a relevância das compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas no gênero poema-canção na aula de Língua Inglesa. O estudo desenvolvido buscou mostrar como este tipo de gênero textual pôde dar possibilidades para os estudantes explorarem e dialogarem sobre os seus sentimentos e valores morais essenciais ao caráter humano. O estudo desta pesquisa partiu do gênero textual poema-canção com a intenção de conhecer como os estudantes compreendem os sentidos líricos das palavras cantadas, nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo potencializar o desenvolvimento da prática social discursiva na sala de aula de Língua Inglesa envolvendo este tipo de gênero. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi adotada a metodologia de pesquisa-ação com estudantes do ensino médio, segundo os estudos de Thiollent (1986), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Alagoinhas. Esta pesquisa se amparou na compreensão dos sentidos na relação dialógica (BAKHTIN, 1997; 2003); no fundamento sobre gêneros textuais e poema-canção (MARCUSCHI, 2002); nas questões que relacionam o aprendizado da Língua Inglesa (LAUFER, 1997); nos fundamentos metodológicos para o desenvolvimento das sequências didáticas em torno do gênero textual oral e escrito (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Tendo por base estes estudos teóricos, esta pesquisa com o gênero poema-canção pode servir como sugestão para redirecionar e/ou ampliar discussões sobre os sentidos líricos das palavras cantadas, dando possibilidades para abranger o ensino da Língua Inglesa com a expressão dos sentimentos da voz de quem canta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welber Eduardo Alves Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado do Curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II.

 

 

Pérola Cunha Bastos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Professora Me. Pérola Cunha Bastos. Professora Assistente do DLLARTS – Departamento de Letras, Literatura e Artes. Campus II – Universidade do Estado da Bahia.
Publicado
2019-12-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 189
  • PDF downloads: 80
Como Citar
ALVES CARVALHO, W. E.; BASTOS, P. C. O gênero poema-canção na aula de Língua Inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 9, n. 2, p. 87-106, 30 dez. 2019.
Seção
SEÇÃO LIVRE