Editorial "Filosofia, Educação, Humanidades e Linguagens"

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

Resumo

É com satisfação que apresentamos o Vol. 2, Número 2, da Anãnsi: Revista de Filosofia dedicado ao tema Filosofia e Educação: Humanidades e Linguagens. Parte-se da ideia de que a humanidade, nos moldes da pregação iluminista, tem como chave para distinguir o homem dos demais seres vivos, a ferramenta da racionalidade. Esta faculdade, determina e autodetermina o que é o homem entre os demais seres, a partir de um manancial de valorações e justificativas que atravessa as relações sociais e tempos/espaços, instituindo os modos de enxergar a si e ao outro, expressando essas compreensões por meio da linguagem, que lhes dá sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho com pós-doutorado pelo Programa Pesquisador Colaborador na FFLCH/USP (2018-2019). Líder do Grupo de Estudo em Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos em Educação (GESHFE/UFAC).Este artigo apresenta e discute a crítica de Theodor Adorno ao idealismo absoluto de Hegel, contida na introdução à Dialética Negativa, focando nos argumentos adornianos contra o amordaçamento da dialética na positividade. Adorno considera que é na subversão da natureza afirmativa da dialética que se pode chegar a uma determinação que não seja mera abstração, mas que alcance definitivamente o filosofar concreto. Dividido em duas partes, o artigo inicia discutindo o trânsito da dialética afirmativa à dialética negativa e depois de apontar os principais pontos de objeção ao idealismo hegeliano, alcança, na segunda parte, o principal fundamento da Dialética Negativa que é a aposta em uma lógica do não-idêntico. Finaliza destacando o aspecto prático da proposição adorniana, que consiste em uma filosofia que não cultive a dicotomia teoria x práxis, pois que a práxis é compreendida como o território, não apenas dos fazeres, mas também do pensamento, que institui realidade aos fatos sociais.  

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

ROCHA, C. de J. Editorial "Filosofia, Educação, Humanidades e Linguagens". Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13443. Acesso em: 21 nov. 2024.