A dialética negativa de Theodor Adorno contra o idealismo absoluto de Hegel

Resumo

Estre artigo apresenta e discute a crítica de Theodor Adorno ao idealismo absoluto de Hegel, contida na introdução à Dialética Negativa, focando nos argumentos adornianos contra o amordaçamento da dialética na positividade. Adorno considera que é na subversão da natureza afirmativa da dialética que se pode chegar a uma determinação que não seja mera abstração, mas que alcance definitivamente o filosofar concreto. Dividido em duas partes, o artigo inicia discutindo o trânsito da dialética afirmativa à dialética negativa e depois de apontar os principais pontos de objeção ao idealismo hegeliano, alcança, na segunda parte, o principal fundamento da Dialética Negativa que é a aposta em uma lógica do não-idêntico. Finaliza destacando o aspecto prático da proposição adorniana, que consiste em uma filosofia que não cultive a dicotomia teoria x práxis, pois que a práxis é compreendida como o território, não apenas dos fazeres, mas também do pensamento, que institui realidade aos fatos sociais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre
Doutor em Filosofia pela UGF (RJ). Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea pelo Programa Pesquisador Colaborador na FFLCH/USP (2018-2019). Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre/Ufac – Campus da Floresta. Líder do Grupo de Estudo em Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos em Educação - GESHFE/Ufac. : https://ordic.org/0000-0001-7535-1110 E-mail: cleidson.ufac@gmail.com

Referências

ADORNO, T. W. “Ensaio como Forma”, In: Notas de Literatura I. Tradução e apresentação de Jorge M. M. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Tradução Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ADORNO, T. W. Minima morália: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Educardo Bica. São Paulo: Ática, 1993.

DUDLEY, Will. Idealismo alemão. Tradução de Jacques A. Wainberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

JAY, Martin. As ideias de Adorno. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Publicado
2020-09-13
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1696
  • PDF downloads: 560
Como Citar
ROCHA, C. DE J. A dialética negativa de Theodor Adorno contra o idealismo absoluto de Hegel. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 1, n. 1, p. 49-62, 13 set. 2020.