EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pPalavras-chave:
Direitos Humanos, Interculturalismo, Educação, Cidadania.Resumo
O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de
cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise
teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania
acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipa-tória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emanci-pação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na
agenda das práticas sociais.
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Atualizado em 15/07/2017