INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Antonio Amorim, Carla Liane N. Santos, José Antonio Serrano Castañeda

Resumo


Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.
Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional
atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto
uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber
escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do
sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes
socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.


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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

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