A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumo
A educação, como formação do homem, permite vivenciar, na dialética da história,a relação entre o individual e o coletivo. Ela se dá na plena liberdade do homem que constrói seu projeto em meio a uma dada situação. O coletivo, embora não tenha existência ontológica, constitui uma das dimensões fundamentais para se pensar a educação como dialeticidade entre o indivíduo e o coletivo, entre a subjetividade e a objetividade, entre o projeto e a situação, entre a totalização e as totalidades parciais.O sucinto texto aqui apresentado é parte da conclusão de meu trabalho de doutorado,que tem como título Do Individual ao Coletivo na Crítica da Razão Dialética de Sartre: Perspectivas Educacionais. A singularidade e a prática pedagógica expressamos dois lados de uma mesma moeda, educar na e para a singularidade a partir de umaprática pedagógica que se expressa na coletividade de um grupo em permanente processo de totalização.Downloads
Referências
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Atualizado em 15/07/2017