Metáfora, metonímia e cognição
um percurso da retórica à semântica cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21589Resumo
Neste artigo, apresentamos um percurso teórico das noções de metáfora e metonímia partindo da Retórica, a fim de destacar algumas questões que são pertinentes para o debate em torno desses conceitos no âmbito da Linguística – em particular, i) na abordagem pragmática clássica baseada em implicaturas conversacionais (Grice, 1975); ii) na vertente pragmática neogriceana da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1995); e, por fim, iii) no paradigma da Linguística Cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980). O nosso objetivo é partir de perspectivas que assumem uma separação categórica entre os domínios da Semântica e da Pragmática, a fim de situar a discussão empreendida pelo modelo cognitivista no que diz respeito à relação entre metáfora, metonímia e cognição. Veremos também como o componente cognitivo é considerado diferentemente a depender do paradigma teórico assumido.
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