O diálogo com textos motivadores na produção dissertativo-argumentativa de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21198Resumo
O objetivo deste artigo consiste em reportar resultados de uma intervenção pedagógica desenvolvida em aulas de produção textual no ensino médio, procurando mais especificamente analisar o diálogo que os alunos estabelecem com dizeres e sentidos expressos em textos motivadores fornecidos para a escrita de textos dissertativo-argumentativos. O artigo fundamenta-se em estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa e o trabalho com a leitura e produção de textos (Moretto, 2013; Geraldi, 2016; Costa-Hübes, 2017; entre outros), bem como em estudos que abordam as múltiplas linguagens nas práticas de ensino de línguas (Ribeiro, 2018; Rojo; Moura, 2019; Paiva; Coscarelli, 2022, entre outros). A investigação desenvolvida se caracteriza como uma pesquisa de campo, de natureza interventiva, com viés descritivo e abordagem qualitativa. O corpus de análise consiste da versão inicial e final da produção de textos dissertativo-argumentativos de alunos do 3º ano do ensino médio que participaram da experiência de intervenção. Os resultados indicam que os alunos revelam uma maior propensão a dialogarem com os textos que contém elementos verbais, sinalizando, portanto, que, de fato, quando são instados a articularem a leitura de múltiplas semioses em suas escritas, eles encontram uma maior dificuldade para recuperarem dizeres e sentidos expressos visualmente.
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