O diálogo com textos motivadores na produção dissertativo-argumentativa de alunos do ensino médio

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DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21198

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em reportar resultados de uma intervenção pedagógica desenvolvida em aulas de produção textual no ensino médio, procurando mais especificamente analisar o diálogo que os alunos estabelecem com dizeres e sentidos expressos em textos motivadores fornecidos para a escrita de textos dissertativo-argumentativos. O artigo fundamenta-se em estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa e o trabalho com a leitura e produção de textos (Moretto, 2013; Geraldi, 2016; Costa-Hübes, 2017; entre outros), bem como em estudos que abordam as múltiplas linguagens nas práticas de ensino de línguas (Ribeiro, 2018; Rojo; Moura, 2019; Paiva; Coscarelli, 2022, entre outros). A investigação desenvolvida se caracteriza como uma pesquisa de campo, de natureza interventiva, com viés descritivo e abordagem qualitativa. O corpus de análise consiste da versão inicial e final da produção de textos dissertativo-argumentativos de alunos do 3º ano do ensino médio que participaram da experiência de intervenção. Os resultados indicam que os alunos revelam uma maior propensão a dialogarem com os textos que contém elementos verbais, sinalizando, portanto, que, de fato, quando são instados a articularem a leitura de múltiplas semioses em suas escritas, eles encontram uma maior dificuldade para recuperarem dizeres e sentidos expressos visualmente.

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Biografia do Autor

Emanuel Mateus da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC/CE)

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino,da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Professor da Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC/CE). Bolsista de doutorado do CNPq.

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Dentre as atividades acadêmico-administrativas, destaca-se a atuação como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Gestão 02/2018-02/2020 e 02/2020-atual. Foi o idealizador e é o atual editor-chefe da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SILVA, E. M. da; SILVA, J. J. da; BESSA, J. C. R. O diálogo com textos motivadores na produção dissertativo-argumentativa de alunos do ensino médio. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 292–311, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21198. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21198. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS