O diálogo com textos motivadores na produção dissertativo-argumentativa de alunos do ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21198

Abstract

The aim of this article is to report the results of a pedagogical intervention carried out in writing classes in high school, looking more specifically at the dialogue that students establish with sayings and meanings expressed in motivating texts provided for the writing of dissertative-argumentative texts. The article is based on studies that discuss the teaching of Portuguese language and working with the reading and production of texts (Moretto, 2013; Geraldi, 2016; Costa-Hübes, 2017; among others), as well as studies that address multiple languages in language teaching practices (Ribeiro, 2018; Rojo; Moura, 2019; Paiva; Coscarelli, 2022, among others). The research carried out is characterized as field research, of an interventional nature, with a descriptive bias and a qualitative approach. The corpus of analysis consists of the initial and final versions of dissertative-argumentative texts produced by third-year high school students who took part in the intervention experience. The results show that the students are more likely to engage in dialog with texts containing verbal elements, thus signaling that, in fact, when they are asked to articulate the reading of multiple semioses in their writing, they find it more difficult to recover visually expressed sayings and meanings.

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Author Biographies

Emanuel Mateus da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC/CE)

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino,da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Professor da Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC/CE). Bolsista de doutorado do CNPq.

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Dentre as atividades acadêmico-administrativas, destaca-se a atuação como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Gestão 02/2018-02/2020 e 02/2020-atual. Foi o idealizador e é o atual editor-chefe da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

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Published

2024-12-31

How to Cite

SILVA, E. M. da; SILVA, J. J. da; BESSA, J. C. R. O diálogo com textos motivadores na produção dissertativo-argumentativa de alunos do ensino médio. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 292–311, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21198. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21198. Acesso em: 21 jan. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS