Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-14. Leia a versão mais recente.

O projeto de pesquisa no enfoque dos metagêneros Tutoriais de Youtube e Editais de programas de pós-graduação em linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18047

Palavras-chave:

Editais, Metagêneros, Projeto de pesquisa, Tutoriais de youtube

Resumo

Objetivamos refletir sobre as orientações relativas ao gênero projeto de pesquisa em tutoriais de youtube e editais e de que modo o projeto de pesquisa é concebido por esses metagêneros em seus aspectos sociais e composicionais. O trabalho situa-se no quadro das análises sociorretóricas de gêneros, em autores como Miller (2009), Bazerman (2006), Swales (1999) e Giltrow (2002) dos quais aproveitamos as concepções de gênero e metagênero para a análise dos dados. A pesquisa é interpretativo-descritiva, qualitativa e usa a adaptação do Modelo de análise temática a partir de um referencial de codificação de Jovchelovitch e Bauer (2017). Tutoriais de youtube e editais indicam que o projeto de pesquisa é intertextualmente situado e posicionado em relação a outros gêneros e se constitui na persuasão e atualidade da temática. Os metagêneros analisados abordam o projeto de pesquisa de modo relativamente diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Artur Silva Canturário, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras Português Pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em LIBRAS pela Faculdade do Meio Norte (FAEME). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) onde cursa atualmente o doutorado em Linguística. Professor da rede municipal pública de ensino e do ensino superior na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor de Programas de formação inicial de professores. Membro do grupo de pesquisa Cataphora. 

Referências

ALÉM DO LATTES. Como fazer projeto de pesquisa para TCC, mestrado e doutorado. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0qY-eNHbKpI Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramento digital e Letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduando em Letras. 2019. Tese (Doutorado em Linguística aplicada). Programa de Pós-graduação em estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2019.

ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 131-158, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbla/a/BzL9Srv4STd9vzWw5cC3tVB/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 10/04/23.

ANDRÉ FONTENELLE. Como fazer um projeto de pesquisa: como fazer um TCC. 2019. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=3oljb6a0ykY&t=27s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARBOSA, J. C. Metagêneros: o ensino do gênero trabalho de conclusão de curso em manuais de metodologia destinados a culturas disciplinares específicas. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

BEZERRA, Benedito. O gênero como ele é (e como não é). no contexto. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

BIASI-RODRIGUES, Bernadete; BEZERRA, Benedito Gomes. Propósitos comunicativos em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ld/a/Z8X5dZZgcTMCmTs5H3LnDXb/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 02/03/23.

CAMILA MIRANDA. Como fazer projeto de pesquisa: jeito prático, rápido e fácil. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=bz9BVqL6vGc&t=31s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

AUTOR. Metagêneros em contexto acadêmico: o ensino do TCC a partir de tutoriais em vídeos de Youtube. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 10, p. 1-20, 2021. Disponível em: < https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2886/2678> Acesso em: 02/03/23.

AUTOR. Metagêneros: uma análise de tutoriais de YouTube sobre a produção de trabalho de conclusão de curso-TCC. 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889490697000264> Acesso em: 10/04/23

DEVITT, Amy. Writing genres. Southern Illinois University Press, 2004. 268 p.

GILTROW, Janet. 2002. Meta-genre. In: COE, Richard; LINGARD, Lorelei; TESLENKO, Tatiana (Eds.). The rhetoric and ideology of genre. Cresskill, New Jersey: Hampton Press. p. 187-205.

IVAN GUEDES. Projeto de pesquisa: como fazer um projeto de pesquisa passo a passo. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4yOzZZQfjQU&t=565s> Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 90-113.

MILLER, Carolyn. Gênero como ação social. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss. (Org.). Estudos sobre: gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2009.

MONTEIRO, Beatrice Nascimento. Organização retórica e estruturação sequencial da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa. 2016. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2016.

OLIVEIRA, Jancen Sérgio Lima de. Estratégias retóricas de projetos de pesquisa de doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós—graduação em Letras, Universidade federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2022.

PASSAPORTE DO TCC. Como fazer projeto de pesquisa? Como fazer seu projeto de TCC?. 2017. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=uCM9Vi1-brk&t=1037s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

PEDROSA, Tristan Nathanael Veras. O referencial teórico em projeto de pesquisa de políticas públicas: análise e descrição da organização retórica. 2021. Monografia (Graduação em Letras). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

PORTO, Ana Jackeline Pinheiro. A construção e o contexto de produção em projetos de pesquisa de doutorado em literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2022.

SILVA, Camila Rayssa Barbosa. Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de TCC em contextos de produção distintos. 2017. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

SOUSA, Cíntia Maria Barbosa de. Organização retórica da Revisão de literatura em projetos de pesquisa de doutorandos em Linguística. 2021. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

REIS, José Mateus Abre. Organização retórica da seção de metodologia de projetos de pesquisa de mestrandos em literatura. 2021. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

RIO LIMA, Carolina Aurea Cunha. Estratégias retóricas do gênero projeto de pesquisa nas áreas de linguística e química: relatando pesquisas prévias, indicando lacuna de pesquisa e problemas do mundo real. 2019.

Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2019.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

TCC SEM DRAMA. Projeto de pesquisa em 5 passos. 2018. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=NIKnHuJs1Fw&t=45s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Processo Seletivo 2023 Programa de Pós-Graduação em Linguística IEL/UNICAMP- METRADO E DOUTORADO. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, ano 2022, n. 2, p. 1-10, 27 de junho de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edital 07/2022 de seleção para o doutorado em letras do programa de Pós-graduação em Letras da UFPA – INGRESSO 2023. Universidade Federal do Pará, Belém-PA, ano 22, n. 2, p.1-17, 3 de outubro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edital 07/2022 de seleção para o mestrado em letras do programa de Pós-graduação em Letras da UFPA – INGRESSO 2023. Universidade Federal do Pará, Belém-PA, ano 22, n. 2, p.1-22, 3 de outubro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Edital de inscrição, seleção e matrícula para o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) – MESTRADO– 2023.1-2024.2. Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, ano 22, n.2, p. 1-37, 30 de agosto de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Edital de inscrição, seleção e matrícula para o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) – DOUTORADO – 2023.1-2026.2. Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, ano 22, n.2, p. 1-34, 30 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Versões

Como Citar

CANTURÁRIO, A. A. S. O projeto de pesquisa no enfoque dos metagêneros Tutoriais de Youtube e Editais de programas de pós-graduação em linguística. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 215–231, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18047. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18047. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS