A indeterminação do sujeito na Bahia: a contribuição do ALiB para o ensino

Auteurs-es

  • Tassila Ferreira Vale Guimarães
  • Norma da Silva Lopes

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5575

Résumé

Este artigo apresenta um estudo que se situa entre a dialetologia e a sociolinguística sobre a variação social e espacial da indeterminação do sujeito no estado da Bahia. A partir de dados coletados do ALiB em sete mesorregiões da Bahia, observam-se condicionamentos sociais e espaciais para a escolha de variantes gramaticais, pronominais e nominais de indeterminação do sujeito. O estudo identifica tendência de desaparecimento de uma forma gramatical (verbo em terceira pessoa sem o se) e um tipo de forma nominal de indeterminação (variantes nominais do grupo C). Além disso, o estudo consegue mapear as áreas de maior uso de formas nominais do grupo A no estado da Bahia (constituídas por artigo + nome). A pesquisa apresenta um material que pode contribuir para o ensino da língua portuguesa, de forma a possibilitar explorar a realidade linguística sem preconceito.

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Publié-e

2019-05-09

Comment citer

GUIMARÃES, T. F. V.; LOPES, N. da S. A indeterminação do sujeito na Bahia: a contribuição do ALiB para o ensino. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 197–211, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5575. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5575. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL