Manipulation discursive et désinformation dans la pandémie de Covid-19:

le discours anti-vaccin sur les médias sociaux.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18077

Mots-clés :

Fake news, Fake news; Pandemia de covid-19, Análise de discurso crítica

Résumé

Dans cet article, nous visons à analyser la pratique discursive de la désinformation en tant que ressource de manipulation des sujets, en considérant la relation entre les processus de production, de distribution et de consommation de fausses nouvelles dans le contexte de la pandémie de Covid-19. Les hypothèses théoriques et méthodologiques impliquent des catégories issues des approches dialectique-relationnelle (FAIRCLOUGH, 2001) et sociocognitive (VAN DIJK, 2010) du champ de l'Analyse Critique du Discours, en prenant le texte comme unité minimale imprégnée des notions de pouvoir hégémonique et d'idéologies. La méthodologie a été caractérisée comme une analyse documentaire qualitative, à travers laquelle nous avons analysé un corpus formé par 6 (six) fake news tirées de sites de fact-checking et dont le sujet était le(s) vaccin(s) contre le Coronavirus. Ce matériel a été trouvé sur les réseaux sociaux tels que Facebook, Instagram et Twitter, avec une période allant d'août 2020 à mars 2021. L'analyse nous a permis de décrire les aspects discursifs-multisémiotiques considérés dans les moments de production et de propagation de ces fake news sur les réseaux sociaux, ainsi que d'identifier leur relation avec la manipulation socio-cognitive des sujets, qui s'est produite au moment de la consommation du matériel trompeur. Ainsi, cette étude propose des réflexions pour améliorer les actions de lutte contre le négationnisme scientifique, qui coûte des vies dans le contexte pandémique.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Melissa Maria do Nascimento Sousa, Université fédérale de Ceará

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras Português e suas Literaturas pela referida instituição. Atua investigando o fenômeno da desinformação, instrumentalizada a partir de recursos multissemioticos em narrativas conspiratórias que circundam sítios da web. Também cumpre atividade docente no ensino básico, lecionando o componente curricular de Redação para alunos do Ensino Médio em uma escola pública. Enquanto cursista de Letras, desempenhou atividades como bolsista de Iniciação Científica (CNPq), no grupo de pesquisa em discursos e digitalidades - DIGITAL - , coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Araújo, tendo atuado, inicialmente, como bolsista voluntária. Como parte das atribuições da bolsa, escreveu e publicou artigos acadêmicos em periódicos de Linguística, bem como apresentou resultados de pesquisas em palestras e demais eventos da área. Atuou na administração das mídias digitais do grupo de pesquisa Digital (UFC), produzindo conteúdo, planejando, organizando e divulgando os encontros de discussão teórica presenciais e/ou remotos abertos ao público. Suas produções perpassam temas como Gêneros Textuais, Letramentos Digitais Críticos e Linguagem e Tecnologia com ênfase nas Teorias Críticas do Discurso, que embasam sua investigação acerca da manipulação discursivo-cognitiva, em mídias digitais, através de Fake News.

Júlio Araújo, Université fédérale de Ceará

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Fez pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Références

BISOL, J. Politização da vacina é irresponsabilidade sanitária. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. 16 de dezembro de 2020; 9(4):192-7. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/751. Acesso em: 23 maio de 2023.

CARVALHO, M. F. C. de; MATEUS, C. A. Fake news e desinformação no meio digital: análise da produção científica sobre o tema na área de Ciência da Informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16901. Acesso em: 13 jun. 2023.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2001. 316p.

FERREIRA, E. S. Desinformação, desinfodemia e letramento midiático e informacional – um estudo do processo estruturado no Brasil sob o governo Jair Bolsonaro e as formas de enfrentamento. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 96-128, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26582. Acesso em: mar. 2023.

GOMES, L. S. Whatsreal: estratégias de disseminação de desordem informacional pelo WhatsApp e experimentação de seus efeitos na era da pós-verdade. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação) - Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/53718. Acesso em: 23 maio de 2023.

GOMES, V. M. Um panorama da literatura brasileira de Ciência da Informação sobre desordem informacional. 2022. 72f. TCC (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/253816. Acesso em: 23 maio de 2023.

HISSA, D. L. A. Desmediatização, Infodemia e fake news na cultura digital. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 40-67, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26575. Acesso em: mar. 2023.

LOPES, M. A. P. T.; GOMES, F. S. Infodemia e construção sígnica – movimentos responsivos sob a retórica da pós-verdade. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 40-67, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26679

LOPES, P.; DIAS, C. P. Soa a falso? Parece mentira? Desordem informacional, jornalismo e cidadania em tempos de incerteza. In REIS, B. Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandêmico (29-49). Lisboa: NIP-C@M & UAL, 2021. Disponível em: https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/5073/1/2.%20Paula%20Lopes_Carlos%20Pedro%20Dias.pdf. Acesso em: 09 maio de 2023.

MUZELL, R. B. Desinformação e propagabilidade: uma análise da desordem informacional em grupos de WhatsApp. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/16762. Acesso em: 09 maio de 2023.

RAIS, D.; NETO, R. A. F.; CIDRÃO, t. v. Psicologia política e as fake news nas eleições presidenciais de 2018. In: Revista do TRE-RS / Tribunal Regional Eleitoral, Rio Grande do Sul. Ano 24 1, n. 46, p. 19-52, jan./jun. 2019. Disponível em: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/pluginfile.php/2884/mod_resource/content/1/Revista_TRE_46.pdf#page=16. Acesso em: 23 maio de 2023.

SANTIAGO, H. R.; ARAÚJO, J. Prática discursiva de desinformação: distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais. 49-67. In: (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão. v. 14, n. 2, p. 49-57, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/issue/view/502. Acesso em: mar. 2023.

SANTOS, J. C. S. dos; SANTOS, V. M. R.; LAVIGNE, F. C. Desinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveis. Biblos, 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11368, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11368. Acesso em: 09 maio de 2023.

TOBIAS, M. S.; CORRÊA, E. C. D. O paradigma social da Ciência da Informação: O fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, ISSN 1414-0594, v. 24, n. 3, p. 560-579, 2019. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7389427. Acesso em: 23 maio de 2023.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. 285p.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-09

Comment citer

SOUSA, M. M. do N.; ROSA DE ARAÚJO, J. C. Manipulation discursive et désinformation dans la pandémie de Covid-19:: le discours anti-vaccin sur les médias sociaux. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 247–264, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.18077. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18077. Acesso em: 16 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS