Manipulación discursiva y desinformación en la pandemia de Covid-19:

el discurso antivacunas en las redes sociales.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18077

Palabras clave:

Fake news, Fake news; Pandemia de covid-19, Análise de discurso crítica

Resumen

En este artículo nos propusimos analizar la práctica discursiva de la desinformación como recurso de manipulación de los sujetos, considerando la relación entre los procesos de producción, distribución y consumo de fake news en el contexto de la pandemia del Covid-19. Los presupuestos teórico-metodológicos involucraron categorías de los enfoques dialéctico-relacional (FAIRCLOUGH, 2001) y sociocognitivo (VAN DIJK, 2010) del campo del Análisis Crítico del Discurso, tomando el texto como unidad mínima permeada por las nociones de poder hegemónico e ideologías. La metodología se caracterizó por ser un análisis documental cualitativo, a través del cual analizamos un corpus formado por 6 (seis) fake news tomadas de sitios de fact-checking y cuyo tema era sobre la(s) vacuna(s) contra el Coronavirus. Este material fue encontrado en redes sociales como Facebook, Instagram y Twitter, con un lapso de tiempo comprendido entre agosto de 2020 y marzo de 2021. El análisis permitió describir los aspectos discursivo-multisemióticos considerados en los momentos de producción y propagación de estas fake news en redes sociales, así como identificar su relación con la manipulación sociocognitiva de los sujetos, ocurrida en el momento del consumo del material engañoso. Así, este estudio propone reflexiones para mejorar las acciones de combate al negacionismo científico, que cuestan vidas en el contexto pandémico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Melissa Maria do Nascimento Sousa, Universidad Federal de Ceará

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras Português e suas Literaturas pela referida instituição. Atua investigando o fenômeno da desinformação, instrumentalizada a partir de recursos multissemioticos em narrativas conspiratórias que circundam sítios da web. Também cumpre atividade docente no ensino básico, lecionando o componente curricular de Redação para alunos do Ensino Médio em uma escola pública. Enquanto cursista de Letras, desempenhou atividades como bolsista de Iniciação Científica (CNPq), no grupo de pesquisa em discursos e digitalidades - DIGITAL - , coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Araújo, tendo atuado, inicialmente, como bolsista voluntária. Como parte das atribuições da bolsa, escreveu e publicou artigos acadêmicos em periódicos de Linguística, bem como apresentou resultados de pesquisas em palestras e demais eventos da área. Atuou na administração das mídias digitais do grupo de pesquisa Digital (UFC), produzindo conteúdo, planejando, organizando e divulgando os encontros de discussão teórica presenciais e/ou remotos abertos ao público. Suas produções perpassam temas como Gêneros Textuais, Letramentos Digitais Críticos e Linguagem e Tecnologia com ênfase nas Teorias Críticas do Discurso, que embasam sua investigação acerca da manipulação discursivo-cognitiva, em mídias digitais, através de Fake News.

Júlio Araújo, Universidad Federal de Ceará

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Fez pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Citas

BISOL, J. Politização da vacina é irresponsabilidade sanitária. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. 16 de dezembro de 2020; 9(4):192-7. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/751. Acesso em: 23 maio de 2023.

CARVALHO, M. F. C. de; MATEUS, C. A. Fake news e desinformação no meio digital: análise da produção científica sobre o tema na área de Ciência da Informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16901. Acesso em: 13 jun. 2023.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2001. 316p.

FERREIRA, E. S. Desinformação, desinfodemia e letramento midiático e informacional – um estudo do processo estruturado no Brasil sob o governo Jair Bolsonaro e as formas de enfrentamento. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 96-128, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26582. Acesso em: mar. 2023.

GOMES, L. S. Whatsreal: estratégias de disseminação de desordem informacional pelo WhatsApp e experimentação de seus efeitos na era da pós-verdade. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação) - Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/53718. Acesso em: 23 maio de 2023.

GOMES, V. M. Um panorama da literatura brasileira de Ciência da Informação sobre desordem informacional. 2022. 72f. TCC (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/253816. Acesso em: 23 maio de 2023.

HISSA, D. L. A. Desmediatização, Infodemia e fake news na cultura digital. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 40-67, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26575. Acesso em: mar. 2023.

LOPES, M. A. P. T.; GOMES, F. S. Infodemia e construção sígnica – movimentos responsivos sob a retórica da pós-verdade. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. (org). Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor. v. 25, n. 54, p. 40-67, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26679

LOPES, P.; DIAS, C. P. Soa a falso? Parece mentira? Desordem informacional, jornalismo e cidadania em tempos de incerteza. In REIS, B. Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandêmico (29-49). Lisboa: NIP-C@M & UAL, 2021. Disponível em: https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/5073/1/2.%20Paula%20Lopes_Carlos%20Pedro%20Dias.pdf. Acesso em: 09 maio de 2023.

MUZELL, R. B. Desinformação e propagabilidade: uma análise da desordem informacional em grupos de WhatsApp. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/16762. Acesso em: 09 maio de 2023.

RAIS, D.; NETO, R. A. F.; CIDRÃO, t. v. Psicologia política e as fake news nas eleições presidenciais de 2018. In: Revista do TRE-RS / Tribunal Regional Eleitoral, Rio Grande do Sul. Ano 24 1, n. 46, p. 19-52, jan./jun. 2019. Disponível em: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/pluginfile.php/2884/mod_resource/content/1/Revista_TRE_46.pdf#page=16. Acesso em: 23 maio de 2023.

SANTIAGO, H. R.; ARAÚJO, J. Prática discursiva de desinformação: distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais. 49-67. In: (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão. v. 14, n. 2, p. 49-57, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/issue/view/502. Acesso em: mar. 2023.

SANTOS, J. C. S. dos; SANTOS, V. M. R.; LAVIGNE, F. C. Desinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveis. Biblos, 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11368, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11368. Acesso em: 09 maio de 2023.

TOBIAS, M. S.; CORRÊA, E. C. D. O paradigma social da Ciência da Informação: O fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, ISSN 1414-0594, v. 24, n. 3, p. 560-579, 2019. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7389427. Acesso em: 23 maio de 2023.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. 285p.

Publicado

2024-06-09

Cómo citar

SOUSA, M. M. do N.; ROSA DE ARAÚJO, J. C. Manipulación discursiva y desinformación en la pandemia de Covid-19:: el discurso antivacunas en las redes sociales. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 247–264, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.18077. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18077. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS