A tradução como estratégia de ensino de LE
crenças e reflexões
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16581Mots-clés :
Tradução, Ensino e aprendizagem de línguas, CrençasRésumé
A utilização da tradução como ferramenta para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras é um tema controverso entre educadores e linguistas. Embora seja amplamente empregada em diferentes contextos de aprendizagem, principalmente na educação básica, as opiniões sobre sua eficácia e impacto na formação de habilidades linguísticas dos alunos são divergentes. É nessa perspectiva que propomos uma reflexão acerca da tradução como estratégia didática e das diferentes concepções que envolvem o seu uso nos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. A abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa e os métodos para a coleta de dados foram o questionário aberto e a narrativa escrita. Concluímos que a tradução pode contribuir positivamente com o ensino e a aprendizagem de línguas desde que seja utilizada de forma consciente e estratégica pelos professores, considerando as características e necessidades dos alunos, e não como uma estratégia isolada ou principal no processo de ensino de línguas estrangeiras.
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