English through literature

a literatura na formação do leitor crítico em sala de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.15330

Mots-clés :

Ensino de Literatura, Língua Inglesa, Formação de Leitores

Résumé

Ao falar sobre o ensino de línguas e suas literaturas, principalmente o ensino da língua inglesa, as dificuldades se tornam consideráveis se analisarmos a conjuntura pandêmica vivida nos últimos anos. Os recursos disponíveis, a aquisição de material impresso e, principalmente, a quantidade de obras literárias em língua inglesa dentro da escola são escassos. Assim, se a educação funciona como um meio de transformação social pautada no respeito e na autonomia do aluno (FREIRE, 2019), cabe a nós, professores, contribuir para o desenvolvimento do indivíduo. É nesse ambiente, na tentativa de trazer para as aulas de Inglês a discussão crítica sobre diversos temas, que objetivamos abordar a literatura em sala de aula (CANDIDO, 1995). Sob o olhar de professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica esse trabalho propõe expor situações e experiências que se mostram efetivas após exercícios com as obras The Wizard of Oz, de L. Frank Baum, e The Black Cat, de Edgar Allan Poe, com base na necessidade de discussão da língua viva (BAKHTIN, 2013) em diálogo com outros teóricos que se mostrarem relevantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sara Gonçalves Rabelo, Instituto Federal Goiano - IF Goiano

Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Campus Campos Belos. É doutora em Estudos Literários (UFU, 2021), tendo defendido a tese em Literatura Comparada sobre a escritora contemporânea Adriana Lunardi e a relação polifônica com autoras em língua inglesa, portuguesa e francesa. No mestrado (UFU, 2017) pesquisou a construção dos deuses no De Natura Deorum de Marco Tulio Cícero. É licenciada em Letras - Português (UFU, 2013), em Letras - Inglês (UNIUBE, 2017) e em Pedagogia (UNINTER, 2020). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura brasileira e ensino de literatura.   

Références

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN. Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BAUM, Lyman Frank. O mágico de Oz. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
BAUM, Lyman Frank. The Wizard of Oz. London: Puffin Classics, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1995.
DASKALOVSKA, Nina; DIMOVA Violeta. Why should literature be used in the language classroom. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1182-1186, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812014000. Acesso em: 20 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.
POE, Edgar Allan. The collected tales and poems of Edgar Allan Poe. Ware: Wordsworth Editions Limited, 2009.
Filmografia
The Wizard of Oz; Direção: Victor Fleming. Produção: Loews. Estados Unidos: MGM, Turner Entertainment, Warner Bros, 1939.
Oz: The Great and Powerful; Direção: Sam Raimi Produção: Roth Films. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-18

Comment citer

RABELO, S. G. . English through literature: a literatura na formação do leitor crítico em sala de aula. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 231–241, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.15330. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15330. Acesso em: 6 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS