O anúncio publicitário na mídia digital: o amigo fake
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11437Résumé
Este artigo tem como objetivo investigar quais são os elementos que formam o gênero textual anúncio publicitário, especificamente o anúncio veiculado pela rede social Facebook, o qual denominamos, por ser um gênero textual específico, diferente dos veiculados em revistas, jornais e panfletos, de publicidade patrocinada o Facebook. A intenção é, principalmente, identificar quais os elementos que podem ser categorizados como os constituídos por estratégias persuasivas específicas desse gênero textual. Para tanto, pautamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados colocaram em evidência as características sociocomunicativas, discursivas, linguísticas e multissemióticas do gênero, além de quais elementos configuram-se como estratégias persuasivas, as quais promovem que o anunciante instaure-se como um amigo no Facebook.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. De Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2009.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013, p. 61-78.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2002.
COSTA, Maria T. P. M. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista Administração de empresas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3. 1980, p. 59-68.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra Szundy et al (Org.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 17-40.
DOLZ, Joaquim. Seminário 2015 – Palestra Prof. Joaquim Dolz (1/3). 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc. Acesso em: 24 de março de 2019.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
GOMES, Neusa Demartini. Publicidade ou propaganda? É isso aí! Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 16, 2001.
GONZALES, Lucilene. Linguagem publicitária: análise e produção. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.
LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.