O que toda professora e todo professor de português precisam saber

Autores

  • Luciano Amaral Oliveira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5562

Resumo

Este texto é resultante da conferência intitulada O que toda professora e todo professor de português precisam saber, proferida no VIII Encontro de Sociolinguística – variação e ensino: unidade e diversidade, realizado na Universidade Estadual da Bahia, CampusI, em julho de 2018. Trato aqui de questões teóricas incontornáveis para docentes de língua portuguesa, as quais partem da seguinte assertiva: não existem práticas pedagógicas sem teorias. O objetivo deste texto é compartilhar, com leitoras e leitores, algumas reflexões sobre a importância de se ter consciência acerca dos conceitos teóricos que norteiam a prática pedagógica a partir de uma perspectiva pragmática. Ter essa consciência é útil não apenas para a desconstrução de mitos relacionados à língua portuguesa que atravessam a sociedade e que habitam os livros didáticos, mas também para o processo de tomada de decisões didático-pedagógicas adequadamente assentadas em conceitos teóricos relevantes para o ensino de português, i.e., conceitos que se encaixam em uma perspectiva pragmática. Assim, abordo questões teóricas essenciais para o ensino da leitura, da escrita e da gramática.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. O que toda professora e todo professor de português precisam saber. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 13–21, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5562. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5562. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL