O que toda professora e todo professor de português precisam saber
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5562Resumen
Este texto é resultante da conferência intitulada O que toda professora e todo professor de português precisam saber, proferida no VIII Encontro de Sociolinguística – variação e ensino: unidade e diversidade, realizado na Universidade Estadual da Bahia, CampusI, em julho de 2018. Trato aqui de questões teóricas incontornáveis para docentes de língua portuguesa, as quais partem da seguinte assertiva: não existem práticas pedagógicas sem teorias. O objetivo deste texto é compartilhar, com leitoras e leitores, algumas reflexões sobre a importância de se ter consciência acerca dos conceitos teóricos que norteiam a prática pedagógica a partir de uma perspectiva pragmática. Ter essa consciência é útil não apenas para a desconstrução de mitos relacionados à língua portuguesa que atravessam a sociedade e que habitam os livros didáticos, mas também para o processo de tomada de decisões didático-pedagógicas adequadamente assentadas em conceitos teóricos relevantes para o ensino de português, i.e., conceitos que se encaixam em uma perspectiva pragmática. Assim, abordo questões teóricas essenciais para o ensino da leitura, da escrita e da gramática.
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