ChatGPT, leitura e multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21888Palabras clave:
ChatGPT, Inteligência Artificial, Leitura, MultiletramentosResumen
Este artigo é derivado de projeto de dissertação na área do Estudos Lexicais em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e insere-se nos estudos da Linguística Aplicada (LA) e Linguística de Texto (LT), tendo o objetivo de discutir a formação da habilidade leitora docente e discente em língua portuguesa, face à emergência dos chatbots, entre os quais destaca-se o ChatGPT. Sistema ou modelo operado com Inteligência Artificial (IA), o ChatGPT pode criar conteúdos, textos novos, coerentes e contextualmente plausíveis. Por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, buscou-se associar conceitos basilares como multiletramentos, textualidade, leitura e revisão de textos e proposições da BNCC. Esse estudo se justifica- pela emergência, especialmente a partir de 2023, das discussões sobre chatbots e escrita na esfera educacional, sustentado pela crença de que, diante de cada nova tecnologia, é necessário repensar conceitos basilares para lidar com o novo proposto. Espera-se trazer ao campo dos estudos linguísticos o assunto, e, com isso, suscitar estudos e pesquisas futuras que considerem as linguagens em suas multimodalidades.
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