Além do desenho
as Inteligências Artificias e o novo horizonte das animações
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21851Resumen
Esta pesquisa aborda um tema que evoca o debate atual sobre o futuro da animação que está envolvida sobre o equilíbrio entre as novas tecnologias - a inteligência artificial (IA), e a valorização das técnicas tradicionais na história da animação. Percebe-se que a IA introduz mudanças relativamente significativas na maneira como animações são criadas, permitindo uma certa automatização de tarefas, agilizando processos animados. Apesar disto, há uma preocupação com a preservação das técnicas tradicionais. As técnicas convencionais muitas vezes carregam uma identidade única, refletindo a visão pessoal do artista ou cineasta, métodos estes, manuais que são vistos como insubstituíveis em sua capacidade de transmitir emoções e subjetividade. Finalmente, compreende-se que a relação entre IA e as técnicas clássicas na animação não precisa ser um confronto, uma vez que muitas produções já adotam essa abordagem híbrida, complementando o trabalho manual, sem substituí-lo. Sendo assim, a IA pode ser uma ferramenta poderosa para expandir a criatividade dos artistas, aliviando aspectos de produção muitas vezes repetitivos para que artistas possam focar mais na parte artística e subjetiva.
Descargas
Citas
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2. ed. Tradução: Eloisa A. Ribeiro. São Paulo: Papirus, 2006.
BAINBRIDGE, S. Artificial Intelligence and Creativity: Ethical Considerations in Cinematic Art. In: Journal of Art and Technology, v. 12, n. 4, p. 110-120, 2021.
BHATTACHARYA, S. Hollywood protest against Artificial Intelligence application in creative work. In: International Journal of Research in Engineering, Science and Management, v. 6, n. 10, p. 45-60, out. 2023.
BORDWELL, D; THOMPSON, K. Film Art: An Introduction. 8. ed. New York: McGraw-Hill, 2008.
CAMERON, J. Tecnologia de "Avatar" nasceu de decisão maquiavélica. GZH, 04 jul. 2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/07/james-cameron-tecnologia-de-avatar-nasceu-de-decisao-maquiavelica-4189784.html. Acesso em: 28 set. 2024.
DANAHER, J. Automation and Utopia: Human Flourishing in a World Without Work. Harvard University Press, 2020.
GAGNÉ, R. The New Frontier of Cinema: AI and Artistic Innovation. In: New Media Quarterly, v. 15, n. 1, p. 32-45, 2021.
GOODFELLOW, I. et al. Generative adversarial nets. In: Proceedings of the 27th International Conference on Neural Information Processing Systems, Volume 2, 2014, Montreal, Canada. Red Hook, NY, USA: Curran Associates Inc., 2014. p. 2672-2680.
KATZENBERG, J. Jeff Katzenberg Says AI Will Cut Cost of Animated Films by 90%. YouTube, 09 nov. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fkJlwjKdxnI. Acesso em: 17 ago. 2024.
LIMA, P. Skills for the Future Animator: AI and the Changing Industry. In: Journal of Creative Arts, v. 10, n. 2, p. 60-75, 2021.
MANOVICH, L. The Language of the New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
MANOVICH, L. The Practice of Everyday (Media) Life: From Mass Consumption to Mass Cultural Production? In: Critical Inquiry, v. 35, n. 2, p. 319-331, 2009.
MCCARTHY, J. Emotion and Creativity in AI-Driven Animation. In: Creative Computing Journal, v. 5, n. 4, p. 93-105, 2021.
MURRAY, J. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. Cambridge: MIT Press, 2017.
PALLANT, C. Demystifying Disney: A History of Disney Feature Animation. London: Bloomsbury Academic, 2015.
QUINTÃO, W. L. A. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
SHARMA, H; JUYAL, A. Future of animation with Artificial Intelligence. In: Journal of Visual and Performing Arts, v. 4, n. 2SE, p.180-187, 2023.
SITO, T. Moving Innovation: A History of Computer Animation. Cambridge: MIT Press, 2013.
THALMANN, N; THALMANN, D. AI in Animation: From Research to Real-Time Applications. Springer, 2020. In: Computer Animation And Social Agents: Proceedings of the 33rd International Conference on Computer Animation and Social Agents, CASA 2020, Bournemouth, UK, October 13-15, 2020.
WELLS, Paul. Understanding Animation. London: Routledge, 1998.
Filmes:
AVATAR. Direção: James Cameron. 20th Century Fox, 2009.
BLACK Mirror: Bandersnatch. Direção: David Slade. Produção: Netflix. Reino Unido: Netflix, 2018.
SPIDER-MAN: Into the Spider-Verse. Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman. Sony Pictures Animation, 2018.
TOY STORY. Direção: John Lasseter. Produção: Ralph Guggenheim e Bonnie Arnold. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 1995. 1 DVD (81 min.), son., color.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.