Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:

um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20125

Palabras clave:

Atividades de AL, Atividades de Produção de Textos, Livro didático, 6° ano do Ensino Fundamental

Resumen

Este trabalho objetiva analisar as atividades didáticas de Análise Linguística (AL) e de Produção de Textos, de um livro de 6º ano da coleção Português: Conexão e uso, para verificar em que medida ocorre a articulação entre as práticas de linguagem para o trabalho com a narrativa de ficção em uma perspectiva de gêneros textuais. De base qualitativo-interpretativista, o corpus do estudo é composto por 21 atividades de AL e 26 atividades de Produção de Textos presentes na unidade 1, Da vida real à ficção, seção Leitura 1. Para a análise, utilizamos como ferramentas teórico-metodológicas a taxonomia de Bloom revisada (Ferraz; Belhot, 2010) e os estratos da linguagem da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014). Os resultados evidenciam que a articulação entre as atividades de AL e produção de textos ocorre apenas entre os processos cognitivos e os níveis de complexidade. Os objetos de conhecimento não abordam os movimentos retóricos nem dão subsídios para que os alunos analisem e empreguem a linguagem de forma adequada na produção da narrativa de ficção. No que concerne aos estratos da linguagem, a semântica, apesar de ser majoritariamente explorada nas atividades de AL, é mobilizada em apenas uma atividade de Produção de Textos.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Regner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduada (2022) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra (2024) em Estudos Linguísticos na mesma instituição É Doutoranda em Estudos Linguísticos e Cognição, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES .

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

REGNER, A. P.; PINTON, F. M. Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:: um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29–43, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20125. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO