Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:
um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20125Keywords:
Atividades de AL, Atividades de Produção de Textos, Livro didático, 6° ano do Ensino FundamentalAbstract
Este trabalho objetiva analisar as atividades didáticas de Análise Linguística (AL) e de Produção de Textos, de um livro de 6º ano da coleção Português: Conexão e uso, para verificar em que medida ocorre a articulação entre as práticas de linguagem para o trabalho com a narrativa de ficção em uma perspectiva de gêneros textuais. De base qualitativo-interpretativista, o corpus do estudo é composto por 21 atividades de AL e 26 atividades de Produção de Textos presentes na unidade 1, Da vida real à ficção, seção Leitura 1. Para a análise, utilizamos como ferramentas teórico-metodológicas a taxonomia de Bloom revisada (Ferraz; Belhot, 2010) e os estratos da linguagem da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014). Os resultados evidenciam que a articulação entre as atividades de AL e produção de textos ocorre apenas entre os processos cognitivos e os níveis de complexidade. Os objetos de conhecimento não abordam os movimentos retóricos nem dão subsídios para que os alunos analisem e empreguem a linguagem de forma adequada na produção da narrativa de ficção. No que concerne aos estratos da linguagem, a semântica, apesar de ser majoritariamente explorada nas atividades de AL, é mobilizada em apenas uma atividade de Produção de Textos.
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