Abordagem do léxico e da seleção vocabular no Manual do Professor em livro didático do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19816

Palabras clave:

Ensino do léxico, Seleção lexical, Livro didático de português, Manual do professor

Resumen

Considerando a importância do material destinado ao aluno, os livros didáticos de português (LDP), e do que chega às mãos do docente no Manual do Professor (MP), objetivamos investigar os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao ensino do léxico e da seleção vocabular no MP de um LDP. Nossa base teórica se assenta em autores que tratam da Lexicologia, do conceito de léxico e do seu ensino (Neves, 2020; Castilho, 2020; Antunes, 2012), bem como em estudos relacionados à seleção lexical (Cardoso, 2015). A metodologia deste trabalho parte de uma pesquisa documental, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa dos dados obtidos a partir de um LDP selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, destinado ao Ensino Médio. Nossas análises apontam para uma orientação teórica produtiva em relação a conceitos como o de língua, que dão sustentação a atividades que considerem o léxico e a seleção lexical no interior dos textos, mas ainda há lacunas consideráveis que devem ser superadas, por um lado, pelos proponentes dos LDP e, por outro, pelo professor em sala.

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Biografía del autor/a

Carlos Roberto Gonçalves da Silva , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando em Linguagem e Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG), mestre em Linguagem e Ensino pelo referido programa, graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG) e professor da rede estadual de Pernambuco (SEDUC/PE). 

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

É doutor e mestre em Letras (Linguística) pela UFPE e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução em Língua Francesa/ Pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ambos na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

SILVA , C. R. G. da; NEVES, H. Abordagem do léxico e da seleção vocabular no Manual do Professor em livro didático do Ensino Médio. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 321–336, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19816. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19816. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS