Abordagem do léxico e da seleção vocabular no Manual do Professor em livro didático do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19816Palabras clave:
Ensino do léxico, Seleção lexical, Livro didático de português, Manual do professorResumen
Considerando a importância do material destinado ao aluno, os livros didáticos de português (LDP), e do que chega às mãos do docente no Manual do Professor (MP), objetivamos investigar os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao ensino do léxico e da seleção vocabular no MP de um LDP. Nossa base teórica se assenta em autores que tratam da Lexicologia, do conceito de léxico e do seu ensino (Neves, 2020; Castilho, 2020; Antunes, 2012), bem como em estudos relacionados à seleção lexical (Cardoso, 2015). A metodologia deste trabalho parte de uma pesquisa documental, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa dos dados obtidos a partir de um LDP selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, destinado ao Ensino Médio. Nossas análises apontam para uma orientação teórica produtiva em relação a conceitos como o de língua, que dão sustentação a atividades que considerem o léxico e a seleção lexical no interior dos textos, mas ainda há lacunas consideráveis que devem ser superadas, por um lado, pelos proponentes dos LDP e, por outro, pelo professor em sala.
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