Letramento literário via web:
um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19791Palabras clave:
Letramento Literário, Letramento na Web, Ensino de Literatura, Letramento digital, Redes sociaisResumen
Este estudo buscou explorar as possibilidades de aprendizado literário no ambiente online para promover a habilidade de leitura e o pensamento crítico, com foco nos métodos utilizados por bookinfluencers, que influenciam significativamente os jovens leitores. A pesquisa foi fundamentada nos trabalhos de Cosson (2014/15/18), Magda Soares (2002/05/09) e Ângela Kleiman (1996/2005/06). Analisamos perfis de influenciadores literários na web e suas experiências em atrair novos leitores. Investigamos como as técnicas de aprendizado dos bookinfluencers podem ser aplicadas em contextos educacionais. Observamos as estratégias desses influenciadores e propusemos a adaptação de algumas para transformar a dinâmica pedagógica. Nossa metodologia envolveu a coleta de dados por meio de análise qualitativa de conteúdos online, visando entender o impacto dessas práticas no engajamento e na habilidade de leitura dos alunos. Os resultados indicam que integrar elementos digitais e interativos, inspirados nas práticas dos bookinfluencers, pode aumentar significativamente o engajamento dos estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura. A implementação dessas estratégias em ambientes educacionais mostra-se promissora para aproximar os alunos da leitura de maneira mais dinâmica e conectada com suas realidades digitais.
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