Dos estudos críticos da linguagem aos estudos críticos do discurso:

os pontos de vistas críticos de quem fez a história

Autores/as

Palabras clave:

Análise Crítica do Discurso, Estudos Críticos do Discurso, Precursores, Pesquisas críticas

Resumen

O foco deste artigo é refletir sobre as origens da Análise Crítica do Discurso (ACD) e sua mudança de nome para Estudos Críticos do Discurso (ECD). Assim, o objetivo do trabalho é aprofundar a leitura e análise dos múltiplos caminhos, desencadeados pelos pontos de vista dos precursores internacionais e nacionais, sobre o surgimento da Análise Crítica do Discurso e sua (não) atualização para Estudos Críticos do Discurso. Para tal, inclui referendar três analistas críticos europeus considerados marcos para o surgimento da ACD: Norman Fairclough, Ruth Wodak e Teun van Dijk, e três pioneiras nas pesquisas críticas no Brasil: Izabel Magalhães, Célia Magalhães e Carmem Rosa Caldas-Coulthard.

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Biografía del autor/a

Cleide Emília Faye Pedrosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Bacharelado em Letras/Ingles pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Pós-doutorado pela UERJ (2008). Investigador visitante na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019 - interrompido devido em pandemia da COVID 19, em 03/2020). Foi coordenador adjunto do PPGL-UFS.e do curso de Letras Libras. Professora adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Depto de Letras Libras e PPGL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso, comunidade surda e outros grupos vulneráveis (idosos e mulheres vítimas de agressão, pessoa em situação de rua). Suas publicações tem alcance nacional e internacional: Colombia, Chile, Alemanha, Venezuela, Cabo Verde, Polonia.

Alzenira Aquino de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, área de concentração em Estudos da Linguagem e Ensino, Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes - UNIT, possuindo Pós-Graduação "Lato Sensu" em Educação Especial e Inclusiva pela UNIT e Pós-Graduação em LIBRAS pela Faculdade São Luis de França. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para pessoas com surdez pela Universidade de Brasília - UNB. É Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Prof. José Aloísio de Campos - São Cristóvão(SE). Foi chefe do Departamento de Letras LIBRAS- DELI e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras Libras no mesmo departamento de 2016 a 2020. Como docente ministra no Departamento de Letras Libras as disciplinas Metodologias do Ensino de Libras, Estágio Supervisionado de I a III e Libras para os demais cursos de Licenciatura da UFS.

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Letras pelo PPGL-UFS,Área de Concentração em Linguagem: Identidade e Práticas Sociais; Mestre em Estudos da Linguagem, área de concentração em Linguística Aplicada, pelo PPGEL - UFRN (2014); Pós-Graduado em Teoria e Prática Textuais pelo NPGL -UFS (2010); e Graduado em Letras Português pela Universidade Tiradentes (2006).

Citas

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

PEDROSA, C. E. F.; OLIVEIRA, A. A. de; CUNHA, J. P. L. Dos estudos críticos da linguagem aos estudos críticos do discurso:: os pontos de vistas críticos de quem fez a história. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 290–303, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19781. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS