From critical studies of language to critical studies of discourse:

the critical points of view of those who made history

Authors

Keywords:

Análise Crítica do Discurso, Estudos Críticos do Discurso, Precursores, Pesquisas críticas

Abstract

The focus of this article is to consider the various readings we can obtain from the return to the origins of Critical Discourse Analysis (ACD) and its name change to Critical Discourse Studies (ECD). Thus, its objective is to deepen the reading and analysis of the multiple paths, triggered by the points of view of international and national precursors, on the emergence of Critical Discourse Analysis and its (non) updating for Critical Discourse Studies. To this end, it includes referencing three European critical analysts, considered milestones for the emergence of ACD: Fairclough; Wodak and van Dijk. And three pioneers in critical research in Brazil: Izabel Magalhães, Célia Magalhães; and Carmem Rosa Caldas-Coulthard.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleide Emília Faye Pedrosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Bacharelado em Letras/Ingles pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Pós-doutorado pela UERJ (2008). Investigador visitante na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019 - interrompido devido em pandemia da COVID 19, em 03/2020). Foi coordenador adjunto do PPGL-UFS.e do curso de Letras Libras. Professora adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Depto de Letras Libras e PPGL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso, comunidade surda e outros grupos vulneráveis (idosos e mulheres vítimas de agressão, pessoa em situação de rua). Suas publicações tem alcance nacional e internacional: Colombia, Chile, Alemanha, Venezuela, Cabo Verde, Polonia.

Alzenira Aquino de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, área de concentração em Estudos da Linguagem e Ensino, Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes - UNIT, possuindo Pós-Graduação "Lato Sensu" em Educação Especial e Inclusiva pela UNIT e Pós-Graduação em LIBRAS pela Faculdade São Luis de França. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para pessoas com surdez pela Universidade de Brasília - UNB. É Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Prof. José Aloísio de Campos - São Cristóvão(SE). Foi chefe do Departamento de Letras LIBRAS- DELI e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras Libras no mesmo departamento de 2016 a 2020. Como docente ministra no Departamento de Letras Libras as disciplinas Metodologias do Ensino de Libras, Estágio Supervisionado de I a III e Libras para os demais cursos de Licenciatura da UFS.

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Letras pelo PPGL-UFS,Área de Concentração em Linguagem: Identidade e Práticas Sociais; Mestre em Estudos da Linguagem, área de concentração em Linguística Aplicada, pelo PPGEL - UFRN (2014); Pós-Graduado em Teoria e Prática Textuais pelo NPGL -UFS (2010); e Graduado em Letras Português pela Universidade Tiradentes (2006).

References

ABELLA, Leticia Beatriz Gambetta. O poder hegemônico das redes sociais: uma análise crítica do discurso de quem "vai pra rua". 2017. 182f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2017

CALDAS-COULTHARD, C. R.; COULTHARD, M. Texts and practices: Readings in critical discourse analysis. London: Routledge. 1999.

CALDAS-COULTHARD, C. R. From discourse analysis to critical discourse analysis: theoretical developments. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 21, p. 49-62, jan.-jun 1993.

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press. 1999

EGGINS, Suzanne. Introducción a la lingüística sistémica. Logroño: Universidad de La Rioja, 2002.

FAIRCLOUGH, Norman; FAIRCLOUGH, Isabela. A procedural approach to ethical critique in CDA. Critical Discourse Studies 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Norman_Fairclough.10.1080/17405904.2018.1427121. Acesso em: 12 de jul.2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. 2ª ed. New York: USA: Routledge, 2010.

____Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora da UnB, 2001.

____. Critical discourse analysis and the marketization of public discourse: the universitie: Discourse & Society, v. 4 (2), p. 133 – 168. 1993.

____.Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

____.Languagem and Power, London: Longman, 1989.

____.Critical and descriptive goals in discourse analysis. Jornal of pragmatics, no 9, 1985, p. 739-763.

HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. Revised by Matthiessen, Christian. London: Arnold, 2004.

MAGALHÃES, Célia Maria. Percursos das abordagens discursivas associadas à Linguística Sistêmica Funcional. In.: VIEIRA, Josênia Antunes et al. Olhares em análise de discurso crítica. Brasília: www.cepadic.com, p. 17-35, 2009.

____.A Análise Crítica do Discurso enquanto Teoria e Método de Estudo In.: MAGALHÃES, Célia Maria. Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001. p

MAGALHÃES, Isabel. Introdução: A Análise de Discurso Crítica. In.: MAGALHÃES, I.; RAJAGOPALAN, K. (Org.). Análise crítica do discurso: DELTA, 21: Especial. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2005, p. 1-9.

____ Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 113-131, 2004.

____. Por Uma Abordagem Crítica e Explanatória do Discurso. DELTA, v. 2, n.2, p. 181-205, 1986.

RESENDE, Viviane de Melo; REGIS, Jacqueline Fiuza da Silva. Apresentação. In: RESENDE, Viviane de Melo; REGIS, Jacqueline Fiuza da Silva (Orgs.). Outras perspectivas em Análise de Discurso Crítica. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 7-10.

RESENDE, Viviane de Melo. Perspectiva latino-americana para decolonizar os estudos críticos do discurso. In: RESENDE, Viviane de Melo (org). Decolonizar os estudos críticos do discurso. São Paulo: Pontes, 2019, p. 19-46

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almeidina, 2020.

____. Conocer desde el Sur: para una cultura política emancipatória. Lima, Peru: Fondo editorial de la Facultad de Ciencias Sociales. UNMSM Programa de Estudios sobre Democracia y transformación Global, 2006.

____. Porque é tão difícil construir uma teoria crítica? Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 54 – 1999, p. 197-215. Disponível em http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Porque_e_tao_dificil_construir_teoria_critica_RCCS54.PDF. Acesso em 01 de agosto de 2020.

VAN DIJK, Teun. Análisis crítico del discurso. Revista Austral de Ciencias Sociales 30: 203-222, 2016. Disponível em: http://revistas.uach.cl/pdf/racs/n30/art10%20-%20copia%20(2).pdf, acesso em 10 de ago. 2020.

____. Proyecto sobre Estudios Críticos del Discurso. 2009. Disponível em; http://www.discursos.org/projects/cda/, acesso em 27 de jul. 2020

_____Discurso e Poder. São Paulo: Contexto. 2008.

____. De la Gramática del Texto al Análisis Crítico del Discurso: una breve autobiografía académica. Diciembre de 2006 Disponível em: http://www.discursos.org/cv/De%20la%20gramatica%20del%20texto%20al%20analisis%20critico%20del%20discurso.pdf, acesso em 21/07/2020.

_____. El análisis crítico del discurso. Traducción: Manuel González de Ávila. En Anthropos, Barcelona, 186, septiembre-octubre, 1999, pp. 23-36.

WODAK, Ruth. De qué trata el análisis crítico del discurso (ACD). Resumen de su história, sus conceptos fundamentales y su desarrollos. IN: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (orgs.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona, ES: Gedisa, 2003, p.17-34

WODAK, Ruth; MEYER, Michael Critical discourse studies:history, agenda, theory and methodology. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael. (EDITORS) Methods of Critical Discourse Studies, Edition: 3rd revised edition, Chapter: 1. Londres: Sage, 2015, pp.1-23.

WODAK, Ruth; MEYER, Michael. Critical Discourse Analysis: History, Agenda, Theory, and Methodology. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (Orgs.). Methods of critical discourse analysis. 2. ed. Londres: Sage, 2009. p. 1-33.

WODAK, Ruth; MEYER (orgs.), Michael. Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona, ES: Gedisa, 2003.

WODAK, Ruth; MATOUSCHEK, Bernd. We are dealing with people whose origins one can clearly tell just by looking: Critical Discourse Analysis and the Study of Neo-Racism in Contemporary Austria. Discourse and Society. 4, 2, p. 225-248 24, 1993. Disponível em: http://www.research.lancs.ac.uk/portal/en/people/ruth-wodak(71b5650a-f48c-4c2e-8b71-6896e291dc2b)/publications.html?page=4.

Published

2024-06-09

How to Cite

PEDROSA, C. E. F.; OLIVEIRA, A. A. de; CUNHA, J. P. L. From critical studies of language to critical studies of discourse: : the critical points of view of those who made history. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 290–303, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19781. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS