Corte e costura da palavra
três fios configuram nós
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18923Palabras clave:
Coautoria, COVID-19, Escrita feminina, Poesia brasileira contemporâneaResumen
A partir da leitura de Fio de corte (2021), escrito em meio a pandemia de COVID-19, destacamos a autoria feminina como um movimento de criação com, uma práxis não apenas autoral-individual, mas coautoral desdobrada nas vozes líricas. Somando-se aos movimentos sociais e políticos, essencialmente coletivos, a escrita coautoral feminina contemporânea configura um entrelaçamento de vozes que problematizam e tensionam a noção de autoria individual por evidenciar um modo afetivo e conjunto de criar poesia e considerar a complexa relação, sem radicalismos, entre figurações líricas que compõem não um eu, mas um nós lírico. Para tal movimento, seguiremos os fios lançados por Angela Brandão, Ilana Eleá e Lucelena Ferreira e suas figurações.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________________Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRANDÃO, A; ELEÁ, I.; FERREIRA, L. Fio de corte. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2021.
CABAÑAS, T. As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino:: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S. l.], n. 36, p. 191–210, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9718 . Acesso em: 24 ago. 2023.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. São Paulo: Boitempo, 2022.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Revista Signótica, v.25, n.1, p. 221-241, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/15374Acessado em: 05 jun. 2016.
COMBE, Dominique. La référence dédoublée – le sujet lyrique entre fiction et autobiographie, in RABATÉ, Dominique (dir), Figures du sujet lyrique, Paris: Presses Universitaires de France, 1996, pp. 39-63.
FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. (Col. Ditos e Escritos III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 [1969].
IRIGARAY, Luce. Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status social da mulher. (C.Prada, Trans.). São Paulo: Editora Senac, 2017.
KAMENSZAIN, Tamara. Bordado e costura do texto. Histórias de amor (e outros ensaios sobre poesia), 2000 [1983].Disponível em: https://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/Kamenszain_Bordado%20e%20costura%20do%20texto.pdf.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LEMOS, Masé. Qualidades para uma poesia sem qualidades. Aletria, Belo Horizonte, v.27, n.3, p. 129-146, 2017.
LEONE, Luciana di. Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MAULPOIX, Jean-Michel. Le poète perplexe. Paris : José Corti─2002.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
PERLOFF, Marjorie. “O gênio não original. Uma introdução”, In: O Gênio não original. Poesia por outros meios no novo século. B.H. UFMG, 2013.
PINSON, Jean-Claude .Sentimentale et naïve – nouveaux essais sur la poésie contemporaine, Seyssel : Champ Vallon, 2002.
RABATÉ, Dominique. Énonciation poétique, énonciation lyrique. In: Figures du sujet lyrique. 2ª ed. Paris: Presses Universitaires, 2001.
RÜSCHE, Ana; LAGO, Pilar. Caminhos em curso da poesia brasileira escrita por mulheres: as plaquetes da nosotros. Itinerários, Araraquara, n. 55, p. 143-160, jul./dez. 2022.
SIMIONI, A. P. C. Descosturando Gêneros: Da feminização das artes têxteis às subversões contemporâneas. Corpo e Moda, por uma compreensão do contemporâneo / Ana Claudia de Oliveira, Khatia Castilho, organizadoras. Barueri, SP: Editora Estação das Letras, 2008.
STILLINGER, J. Multiple Authorship and the Myth of Solitary Genius. Oxford: Oxford University Press, 1991.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: a literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed.Puc-Rio; Belo Horizonte-MG: Relicário, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.