Corte e costura da palavra
três fios configuram nós
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18923Keywords:
Coautoria, COVID-19, Escrita feminina, Poesia brasileira contemporâneaAbstract
From the reading of Fio de Corte (2021), written amid the COVID-19 pandemic we highlight female authorship as a creative movement with a praxis that is not only authorial-individual, but co-authoral unfolded in lyrical voices. Adding to social and political movements, essentially collective, contemporary female co-authorial writing configures an intertwining of voices that problematize and tension the notion of individual authorship by highlighting an affective and joint way of creating poetry and considering the complex relationship, without radicalism, between lyrical figurations that make up not an I, but a lyrical we. For this movement, we will follow the threads launched by Angela Brandão, Ilana Eleá and Lucelena Ferreira and their lyrical figurations.
Downloads
References
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________________Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRANDÃO, A; ELEÁ, I.; FERREIRA, L. Fio de corte. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2021.
CABAÑAS, T. As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino:: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S. l.], n. 36, p. 191–210, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9718 . Acesso em: 24 ago. 2023.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. São Paulo: Boitempo, 2022.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Revista Signótica, v.25, n.1, p. 221-241, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/15374Acessado em: 05 jun. 2016.
COMBE, Dominique. La référence dédoublée – le sujet lyrique entre fiction et autobiographie, in RABATÉ, Dominique (dir), Figures du sujet lyrique, Paris: Presses Universitaires de France, 1996, pp. 39-63.
FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. (Col. Ditos e Escritos III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 [1969].
IRIGARAY, Luce. Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status social da mulher. (C.Prada, Trans.). São Paulo: Editora Senac, 2017.
KAMENSZAIN, Tamara. Bordado e costura do texto. Histórias de amor (e outros ensaios sobre poesia), 2000 [1983].Disponível em: https://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/Kamenszain_Bordado%20e%20costura%20do%20texto.pdf.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LEMOS, Masé. Qualidades para uma poesia sem qualidades. Aletria, Belo Horizonte, v.27, n.3, p. 129-146, 2017.
LEONE, Luciana di. Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MAULPOIX, Jean-Michel. Le poète perplexe. Paris : José Corti─2002.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
PERLOFF, Marjorie. “O gênio não original. Uma introdução”, In: O Gênio não original. Poesia por outros meios no novo século. B.H. UFMG, 2013.
PINSON, Jean-Claude .Sentimentale et naïve – nouveaux essais sur la poésie contemporaine, Seyssel : Champ Vallon, 2002.
RABATÉ, Dominique. Énonciation poétique, énonciation lyrique. In: Figures du sujet lyrique. 2ª ed. Paris: Presses Universitaires, 2001.
RÜSCHE, Ana; LAGO, Pilar. Caminhos em curso da poesia brasileira escrita por mulheres: as plaquetes da nosotros. Itinerários, Araraquara, n. 55, p. 143-160, jul./dez. 2022.
SIMIONI, A. P. C. Descosturando Gêneros: Da feminização das artes têxteis às subversões contemporâneas. Corpo e Moda, por uma compreensão do contemporâneo / Ana Claudia de Oliveira, Khatia Castilho, organizadoras. Barueri, SP: Editora Estação das Letras, 2008.
STILLINGER, J. Multiple Authorship and the Myth of Solitary Genius. Oxford: Oxford University Press, 1991.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: a literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed.Puc-Rio; Belo Horizonte-MG: Relicário, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.