Referenciação em reportagens de popularização da ciência

construção de sentidos sobre a Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18745

Palabras clave:

Referenciação, Reportagem de popularização da ciência, Anáforas diretas, Anáforas diretas, Procedimentos de (re)formulação

Resumen

Neste artigo, apresenta-se pesquisa sobre como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por duas reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, em março e abril de 2020. Trata-se de verificar as ocorrências de anáforas diretas constituídas por recursos lexicais na (re)construção de objetos de discurso relacionados à Covid-19 e as ocorrências mais representativas dos procedimentos de (re)formulação na construção da referência estabelecidos por Zamponi (2005) e funções discursivas: expressões metafóricas; exemplificações; anáforas definicionais e didáticas; e aposições. Esta pesquisa é qualitativa, ancorada em estudos da Linguística Textual que consideram a referenciação como atividade discursiva de (re)construção de objetos de discurso, segundo a perspectiva sociocognitiva e interacional. As análises indicam que a reelaboração dos objetos de discurso por meio de anáforas diretas por recursos lexicais e a ocorrência de procedimentos de (re)formulação no corpus sinalizam não só o objetivo de tornar a informação científica acessível ao leitor não especialista, mas também o objetivo de promover determinada conduta.

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Biografía del autor/a

Eviliane Bernardi, Instituto Federal do Paraná (IFPR/Paranavaí)

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí, com atuação nas áreas de Língua Portuguesa e LEM - Inglês. 

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) desde 1990 e atualmente é Professor Associado C. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e pesquisa principalmente os seguintes temas: textualidade, argumentação e aplicação ensino da gramática na escola.

Citas

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Publicado

2023-12-14

Cómo citar

BERNARDI, E.; SELLA, A. F. Referenciação em reportagens de popularização da ciência: construção de sentidos sobre a Covid-19. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 91–108, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18745. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18745. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO