Representação do negro
considerações sobre o PNLD 2021
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16039Palabras clave:
Programa Nacional do Livro Didático , História Afro-brasileira, Estereótipos, Texto LiterárioResumen
O livro didático é um grande instrumento difusor de ideias na escola e também construtor de novos conceitos. Para discutir a representação do negro no Plano Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD, este trabalho apresenta um arcabouço teórico sobre estereótipos e insultos raciais, com o intuito de evidenciar os desafios da dinâmica social brasileira, bem como abordar as políticas públicas de ensino de língua portuguesa e literatura à luz da implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, como ações do governo federal para combater o racismo e promover uma educação afirmativa quanto às relações raciais e étnicas nas escolas de educação básica do país. Por fim se discute a representatividade do negro nos textos literários dos livros didáticos. Esta pesquisa é exploratória com procedimentos de revisão bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa-interpretativa em conformidade com as reflexões de Roger Chartier, Jeanne Marie Gagnebin, Judith Butler, Stuart Hall, entre outros. Embora procure dar voz à negra e ao negro, pelo cumprimento de leis, os livros didáticos, mantém o enfoque eurocêntrico e etnocêntrico tornando-os pequenos aos olhos de estudantes e professores. Imageticamente, o número de vezes em que a mulher branca e o homem branco são representados nos livros didáticos superam em demasia a mulher negra e o homem negro, projetando e concretizando o imaginário social hierárquico colonialista e perpetua dos no meio escolar.
Descargas
Citas
BHABHA, Homi. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. In: O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. 2ªa ed. – Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2013.
BRASIL. Edital de Convocação Nº 03/2019 – CGPLI. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf>. Acesso em: jan. de 2022.
______. Lei Nº 12.288, de 20 de Julho de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm>.Acesso em: jan. de 2022.
BUTLER, Judith. Excitable Speech: A politics of the performative. London: Routledge, 1997. p. 72.
CHARTIER, Roger. A história cultura: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. 2ª ed. Editora Memória e Sociedade. Editora: DIFEL, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
HALL, Stuart. Cultura e representação. ITUASSU, Arthur (org. e ver. tec.), MIRANDA, Daniel e Oliveira, William (trad.) Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Práticas de leituras periféricas: experiências literárias e políticas. In: LIMA, Elizabeth Gonzaga de; GONÇALVES, Luciana Sacramento Moreno e CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Leitura e Literatura do centro às margens: entre vozes, livros e redes. Campinas, SP: Pontes Editora, 2016.
KI-ZERBO, J. Introdução Geral. In: História Geral da África I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO, 2010.
LIMA, Márcia. Desigualdades raciais e políticas públicas: ações afirmativas no governo Lula. São Paulo: Novos Estudos CEBRAP, n. 87, p. 77-95, 2010.
MUNANGA, Kabele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Disponível em: <https://www.mprj.mp.br/documents/20184/172682/teoria_social_relacoes_sociais_brasil_contemporaneo.pdf> Acesso em: jun 2021.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudo de relações raciais. São Paulo: T.A. Queiroz, 1985.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. Literatura Marginal, uma literatura feita por minorias. In: Escritos à margem – a presença de autores de periferia na cena literária brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras/FAPERJ, 2013.
SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; TEIXEIRA, Rozana; PACÍFICO, Tânia Mara. Programas de distribuição de livros e hierarquias raciais: o que dizem os alunos negros/as? In: FERREIRA, Aparecida de Jesus Ferreira (ORG). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
THADEU, Victor. PNLD: TUDO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO. 19/06/2019 Disponível em: <://www.edocente.com.br/blog/pnld/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/?gclid=Cj0KCQiAuP-OBhDqARIsAD4XHpfH4sJQRFuRInt0-GA-6m1h7wByiizO2wFt-6aNf8Qk118nrb_aQEaAlb0EALw_wcB > Acesso em: jan. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.