Por uma etnossociologia clínica nos estudos linguísticos (auto)biográficos

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DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21571

Abstract

Este texto busca apresentar uma possibilidade metodológica para os estudos linguísticos (auto)biográficos batizada como etnossociologia clínica. Para elaborar nossa proposta, embasa-nos teoricamente a perspectiva etnossociológica de Bertaux (2010), que se abaliza nos estudos de caso e na perspectiva indutiva de elaboração de hipóteses, tendo como material exclusivo de análise as narrativas (auto)biográficas. A essa abordagem, articulamos a Clínica do Discurso, elaborada por Maia-Vasconcelos (2005), que aponta a postura clínica para a coleta de narrativas (auto)biográficas e as premissas de ausculta e deontologia para a análise dos dados. Com essa construção teórica, defendemos a etnossociologia clínica como vertente metodológica sólida para realizar pesquisas sob o enfoque das diversas frentes linguísticas que se interessam pela análise de narrativas de vida, por se valer de um paradigma que entende os sujeitos como fontes que, ao passo que revelam saberes, são modelados e intervêm na construção desses conhecimentos. A narrativa de vida é a fonte material para atingir-se esse objetivo.

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Author Biographies

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Língua pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor do setor de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, à leitura e seu ensino, bem como ao ensino de produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, à formação de professores de língua materna e estrangeira, aos estudos do letramento. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1996), com Especialização em Psicopedagogia e Doutorado em Sciences de L'Education pela Universidade de Nantes (2003) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, é também, professora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará e membro do Conselho de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, orientadora de mestrado e doutorado. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Cariri - Crato-Ce. Tem pesquisas na área de Análise do Discurso Narrativo, com foco em relatos de experiência, transculturalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa autobiográfica, discursos, representações discursivas, gênero e violência. Líder do GELDA - Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico, certificado e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ. Membro do grupo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar: Formação, Autobiografia, Representações Sociais- GRIFARS, da UFRN.

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Published

2024-12-31

How to Cite

ANDRADE, F. R. da S.; VASCONCELOS, S. M. F. Por uma etnossociologia clínica nos estudos linguísticos (auto)biográficos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 312–328, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21571. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21571. Acesso em: 21 jan. 2025.

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ARTIGOS